quarta-feira, 21 de agosto de 2019

SUMIRAM TAMBÉM OS PARDAIS



Além das abelhas, sumiram também os pardais. Poucos anos atrás meu quintal se enchia de pequeninos pardais. Frágeis, mas também ligeiros, eles vinham todas as manhãs colher alimentos como casquinhas de pão e frutas. Vários filhotes de pardais foram criados em meu quintal. Assim que começavam a bater as asinhas caíam do ninho e seus pais terminavam de criá-los no chão. A família era numerosa. Cada filhotinho recebia atenção de 6 a 8 pardais. Mas tinha outras famílias que apareciam atraídas pela comida. Hoje em dia só vejo um casal, bem assustado e há pelo menos 2 anos não criam nenhum filhote no quintal. Nas grandes cidades os pardais estão sumindo.

Não... não é ação dos gatos. Pegar um pardal é quase impossível.  O sumiço se deve à falta de alimento, de abrigo e competição com pássaros maiores que estão se refugiando nas cidades devido ao desmatamento. Hoje a minha árvore é frequentada por sabiás, bem-te-vis e até papagaios... os pardais não têm chance de competir com eles. Além disso, foram retiradas muitas árvores do bairro, algumas centenárias e que forneciam alimento. Casa com telhados que forneciam condições para formação de ninho foram substituídas por enormes prédios sem qualquer chance de servir de abrigo. Por isso os pardais estão sumindo.

Fátima ChuEcco... Foto gratuita Pixabay

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Penso, logo, existo e me expresso! Decifre o que eles estão sentindo!

Embora o filósofo Descartes tenha ficado mundialmente famoso com a frase "Penso, logo, existo" que na época foi associada apenas a...