Como seria se um garoto indígena, de repente, passasse a viver por entre as ruas de uma capital como SP? É assim que se revela "Abequar" ( homem que voa em tupi-guarani) - o novo filme de Jaya Vitali, com exibição única no próximo dia 8 de novembro (sábado), às 11h, no Cinemark do Shopping Cidade São Paulo, na Avenida Paulista, com venda de ingressos somente antecipada.
A produção do filme, conhecida como "proto independente", contou com baixo orçamento, mas muita vontade de contar essa história em que o menino Abequar deixa sua aldeia e vai parar na cidade grande ao entrar clandestinamente num avião usado por traficantes.
Segundo o diretor do filme, a jornada do pequeno herói indígena é recuperar seu território interno, lutar contra seus demônios e se conectar com seu povo em sonhos e visões para sobreviver na selva dos homens brancos.
Filmado em parte na Aldeia Guarani do Rio Silveira, entre Bertioga e São Sebastião, no litoral norte de SP, o longa terá na plateia 13 indígenas dessa tribo que, pela primeira vez, terão acesso a uma tela de cinema. Também virão indígenas de outras localidades como de Manaus.
Além disso, os protagonistas são também indígenas: Abequar criança é interpretado por Kwaray Djexaka, Abequar jovem e adulto por Abrão Mayoruna e Abequar avô por Djagwá Kara'i Tukumbó. Todos guaranis.
E vejam que fato curioso e inédito: o elenco de protagonistas é familiar! Quem interpreta o pai e o avô do garoto são na vida real pai e avô dele.
Entre os principais atores estão também Emerson Natividade, Vicky Araújo, Edmundo Astur e Elias Khadira.
"Lá em 2017 Refletindo sobre como podemos ainda conviver com a fome e a guerra ainda nestes tempos mergulhei na obra do históriador Yurval Harari para tentar entender os caminhos da humanidade. Em crise existencial gostaria de entrar em um foguete e ir para outro planeta e observar tudo de outra forma. Imediatamente me caiu a ficha que existe uma experiência humana capaz de se fazer similar que seria: uma criança aldeiada chegando em uma megalópole como SP de sopetão. E assim nasce Abequar",comenta o diretor.
Jaya Vitali, entre outras coisas, levou para o filme sua sensibilidade como músico. Gravou mais de 20 álbuns e circulou com seu trabalho autoral no Brasil e em alguns outros países. Fruto da sua relação com videoclipes de sua própria banda e a paixão pelo audiovisual, Jaya dirigiu documentários, curta-metragem e videoarte. Abequar é sua estreia como diretor de longa-metragem de ficção.
Antes de concorrer a festivais de cinema, Abequar terá apenas uma sessão especial no Cinemark do Shopping Cidade São Paulo (Av. Paulista, 1230). Os ingressos precisam ser comprados antecipadamente na Mabidix, pelo telefone (11) 93052-1557.
"Abequar" - Ficha técnica:
Produção Executiva - Fronteiras Invisíveis Filmes
Direção, Roteiro e Música - Jaya Vitali
Roteiro e Assistente de Direção - Bia Haddad
Direção de Fotografia - Luiz Trezeta e Ary Júnior
Edição - Rudah Silva
Som direto - Nina Oliveira
Luz, Maquinista e Produção - Claudio Castro e Amanda Bueno
Direção de Arte e produção - Fernanda Lauer, Andressa
Carvalho e Juan Bastos
Câmera extra - João Paulo Lima
AI, 3D e VFX - Rodrigo Sotero
Núcleo Manaus
Produção - Magno Fre'sil e Gabriel Nakua Mayoruna
Fotografia - Willians Ferry
Texto: Fátima ChuEcco - jornalista e assessora de imprensa ambientalista e da causa animal, escritora, fundadora da @BuscaCats e da editora www.miaubookecia.com
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário