Como seria se uma criança indígena de repente tendo que viver por entre as ruas de uma capital como SP? É assim que se revela "Abequar", que significa o homem que voa em tupi-guarani - o novo filme de Jaya Vitali, com exibição única no próximo dia 8 de novembro (sábado), às 11h, no Cinemark do Shopping Cidade São Paulo, na Avenida Paulista.
Filmado em parte na Aldeia Guarani do Rio Silveira, entre Bertioga e São Sebastião, no litoral norte de SP, o longa terá na plateia 18 indígenas dessa tribo que pela primeira vez terão acesso a uma tela de cinema.
A produção do filme, conhecida como "proto independente", contou com um orçamento de apenas 80 mil reais e muita vontade de contar essa história em que um garoto indígena, chamado Abequar, deixa sua aldeia ao entrar clandestinamente num avião usado por traficantes.
Segundo o diretor do filme, a jornada do pequeno herói indígena é recuperar seu território interno, lutar contra seus demônios e se conectar com seu povo em sonhos e visões para sobreviver na selva dos homens brancos.
"Lá em 2017 Refletindo sobre como podemos ainda conviver com a fome e a guerra ainda nestes tempos mergulhei na obra do históriador Yurval Harari para tentar entender os caminhos da humanidade. Em crise existencial gostaria de entrar em um foguete e ir para outro planeta e observar " tudo de outra forma". Imediatamente me caiu a ficha que existe uma experiência humana capaz de se fazer similar que seria: uma criança aldeiada chegando em uma megalópole como SP de sopetão. E assim nasce Abequar"comnta o diretor.
Jaya Vitali, entre outras coisas, levou para o filme sua sensibilidade como músico. Gravou mais de 20 álbuns e circulou com seu trabalho autoral no Brasil e em alguns países do mundo. Fruto da sua relação com videoclipes de sua própria banda e a paixão pelo audiovisual, Jaya dirigiu documentários, curta-metragem e videoarte. Abequar é sua estreia como diretor de longa-metragem de ficção.
Antes de concorrer a festivais de cinema, Abequar terá apenas uma sessão especial no Cinemark do Shopping Cidade São Paulo (Av. Paulista, 1230). Os ingressos estão disponíveis com a Mabidix, pelo telefone (11) 93052-1557.
Texto: Fátima ChuEcco - jornalista ambientalista e da causa animal, escritora, fundadora da @BuscaCats e da editora www.miaubookecia.com
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário