sábado, 11 de julho de 2020

Boa notícia: Bebê gorila que caiu em armadilha foi salvo no Congo



Na postagem de ontem, 10/07 (veja AQUI), eu contava sobre o bebê gorila Theodore, que teve a mão presa numa armadilha nas florestas da República Democrática do Congo (veja abaixo foto onde ele aparece com a mãozinha presa na armadilha e sendo amparado pela mãe). 


Hoje a ONG Virunga.Org publicou em sua rede social que os veterinários da vida selvagem e guardas florestais conseguiram salvar o bebê sem ter que amputar sua mãozinha. Essas armadilhas são terríveis porque conforme o animal tenta se libertar da corda, mais ela aperta induzindo, muitas vezes, à amputação do membro.



A salvação de Theodore não foi fácil porque tiveram que "negociar" com seu pai - um enorme "costas prateadas" (nome que se dá aos gorilas chefes de família). Embora a família de Theodore já esteja familiarizada com humanos devido ao fato de ser protegida por guardas florestais, a situação tensa poderia levar Humba (o pai do "garoto") a se sentir ameaçado pela aproximação repentina de vários humanos.

Mas tudo correu bem e hoje mesmo Theodore voltou para dentro da floresta com sua família. Veja abaixo ( o chefe da família é o gorila da esquerda):


A pandemia tornou ainda mais difícil a proteção dos gorilas-das-montanhas dos quais só restam mil indivíduos em todo o planeta. A suspensão do turismo local e o afastamento dos guardas florestais das famílias dos gorilas para evitar contágio tem favorecido a ação de caçadores.  São centenas de armadilhas espalhadas por todo canto e a ONG Virunga.Org iniciou uma campanha para arrecadar fundos e contratar guardas e pessoas da comunidade para destruir as armadilhas. Pessoas do mundo todo podem colaborar acessando AQUI


As pessoas podem também colaborar com o projeto "Embaixadores dos Gorilas" que é encantador e coordenado por uma equipe que convive com os gorilas. O projeto visa despertar nas crianças e jovens do Congo amor pelos gorilas e assim evitar que no futuro se tornem caçadores. As escolas são muito precárias: falta luz, computador, material escolar... e mesmo assim essa nova geração está empenhada em fazer algo novo e bom pelos animais selvagens. Saiba mais sobre esse projeto e veja fotos e vídeos realmente emocionantes acessandoAQUI


Fotos do salvamento de Theodore são de Antony Caere/Virunga.Org
Fotos do projeto "Embaixadores dos Gorilas" são de Estimic Visiri e Patrick Sadiki

Fátima ChuEcco
Jornalista/Escritora



Um comentário:

  1. Merci pour l'intervention des vétérinaires afin de sauver ce bébé Gorille. Merveilleux, quelle bonne nouvelle, j'en ai les larmes aux yeux.

    ResponderExcluir

DIA MUNDIAL DO GUARDA FLORESTAL. Vamos cumprimentar os heróis que protegem os gorilas

Na foto estão as gorilas Ndakazi e Ndeze - sim elas ficam de pé como pessoas - e alguns dos guardas florestais da República Democrátic...