sábado, 11 de julho de 2020

Boa notícia: Bebê gorila que caiu em armadilha foi salvo no Congo



Na postagem de ontem, 10/07 (veja AQUI), eu contava sobre o bebê gorila Theodore, que teve a mão presa numa armadilha nas florestas da República Democrática do Congo (veja abaixo foto onde ele aparece com a mãozinha presa na armadilha e sendo amparado pela mãe). 


Hoje a ONG Virunga.Org publicou em sua rede social que os veterinários da vida selvagem e guardas florestais conseguiram salvar o bebê sem ter que amputar sua mãozinha. Essas armadilhas são terríveis porque conforme o animal tenta se libertar da corda, mais ela aperta induzindo, muitas vezes, à amputação do membro.



A salvação de Theodore não foi fácil porque tiveram que "negociar" com seu pai - um enorme "costas prateadas" (nome que se dá aos gorilas chefes de família). Embora a família de Theodore já esteja familiarizada com humanos devido ao fato de ser protegida por guardas florestais, a situação tensa poderia levar Humba (o pai do "garoto") a se sentir ameaçado pela aproximação repentina de vários humanos.

Mas tudo correu bem e hoje mesmo Theodore voltou para dentro da floresta com sua família. Veja abaixo ( o chefe da família é o gorila da esquerda):


A pandemia tornou ainda mais difícil a proteção dos gorilas-das-montanhas dos quais só restam mil indivíduos em todo o planeta. A suspensão do turismo local e o afastamento dos guardas florestais das famílias dos gorilas para evitar contágio tem favorecido a ação de caçadores.  São centenas de armadilhas espalhadas por todo canto e a ONG Virunga.Org iniciou uma campanha para arrecadar fundos e contratar guardas e pessoas da comunidade para destruir as armadilhas. Pessoas do mundo todo podem colaborar acessando AQUI


As pessoas podem também colaborar com o projeto "Embaixadores dos Gorilas" que é encantador e coordenado por uma equipe que convive com os gorilas. O projeto visa despertar nas crianças e jovens do Congo amor pelos gorilas e assim evitar que no futuro se tornem caçadores. As escolas são muito precárias: falta luz, computador, material escolar... e mesmo assim essa nova geração está empenhada em fazer algo novo e bom pelos animais selvagens. Saiba mais sobre esse projeto e veja fotos e vídeos realmente emocionantes acessandoAQUI


Fotos do salvamento de Theodore são de Antony Caere/Virunga.Org
Fotos do projeto "Embaixadores dos Gorilas" são de Estimic Visiri e Patrick Sadiki

Fátima ChuEcco
Jornalista/Escritora



Um comentário:

  1. Merci pour l'intervention des vétérinaires afin de sauver ce bébé Gorille. Merveilleux, quelle bonne nouvelle, j'en ai les larmes aux yeux.

    ResponderExcluir

Penso, logo, existo e me expresso! Decifre o que eles estão sentindo!

Embora o filósofo Descartes tenha ficado mundialmente famoso com a frase "Penso, logo, existo" que na época foi associada apenas a...