quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

TODOS APRENDEM VENDO OUTROS FAZEREM ALGO...TODOS


Por que quando uma criança aprende imitando os pais as pessoas dizem que ela é inteligente, mas quando é um chimpanzé que aprende alguma coisa dizem que é "ades...tramento"?
Estudos antigos comprovaram que chimpanzés aprendem até no limite de uma criança de oito anos de idade. Mas levando-se em consideração que hoje em dia as crianças de 8 anos sabem muito mais coisas que as de antigamente nessa idade, podemos dizer que os chimpanzés tb sabem mais. Todas as criaturas evoluem e se tornam cada vez mais inteligentes, especialmente quando estimuladas a aprender.


 Mas ainda existe uma resistência grande dos humanos em aceitarem que não são os únicos serem "pensantes". Se a criança aprende é pq tem raciocínio, mas se o chimpanzé aprende exatamente a mesma coisa e, muitas vezes, até mais rápido, dizem que não passa de instinto.
Grandes primatas como chimpanzés e orangotangos sabem mexer no computador de uma forma espantosa. Reconhecem-se no espelho e uns aos outros por fotografia.Assim como os índios, em seus primeiros contatos com o homem branco, os chimpanzés se encantam com as coisas do mundo dos humanos... AMAM roupas, chapéus, colares...


 Comunicam-se pela linguagem de gestos, folheiam livros e revistas, criam utensílios, pintam e se lhes derem tambores aposto que farão música. O que mais os grandes primatas precisam fazer pra serem reconhecidos como criaturas racionais e com plena consciência de si mesmas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...