terça-feira, 1 de março de 2016

MAIS DE CEM VIRA-LATAS NUM FILME EMOCIONANTE


Quem quiser ver tem que correr. Em cartaz em apenas dois cinemas de SP (Itaú Cultural e Reserva Cultural), o filme húngaro "White God" arranca lágrimas da plateia e não é por menos: nele estão reunidas cenas de quase todo tipo de sofrimento enfrentado por cães de rua ou que caem nas mãos de pessoas violentas e sem escrúpulos. MAS  É PRECISO VER O FILME LEMBRANDO O TEMPO INTEIRO QUE AS CENAS DE VIOLÊNCIA SÃO MONTAGEM (assista o making of no final desse texto). E AINDA: mais de cem cães que aparecem no filme são todos de abrigos de Budapeste cujos voluntários acompanharam de perto as filmagens e muitos tiveram a chance de ser adotados depois de participarem dessa obra cinematográfica. Nos créditos finais do filme aparece uma mensagem dizendo que foram adotados.


O protagonista (interpretado por dois cães) é um cachorro abandonado em uma estrada depois que uma taxa é instituída para famílias que possuem cães sem raça definida, os populares vira-latas, que prefiro chamar de "mestiços". A partir desse momento ele passa por várias atrocidades que bem conhecemos: apanha muito em rinhas, passa fome e frio, e vai parar num canil. MAS A PLATEIA SE SENTE ALIVIADA E VIBRA COM A CENA DA FUGA. É INESQUECÍVEL E ARREPIA TODOS OS FIOS DE CABELO VER DEZENAS DE CÃES ESCAPANDO JUNTOS DO CANIL E GANHANDO AS RUAS. IMPAGÁVEL.


No fundo é uma espécie de "A Revolta do Vira-Latas" em alusão ao clássico "A Revolta do Bichos", de George Orwell. Algumas cenas são espetaculares e compensam as que mostram sofrimento (nas quais várias pessoas fecham os olhos... inclusive eu!). Sabemos que são cenas de mentira, mas mesmo assim dói. No entanto, é um filme importante para protetores e ativistas da causa animal assistirem. Tem um conteúdo muito interessante focado na descriminação dos animais sem raça definida - as maiores vítimas da violência e extermínio em toda parte do mundo.

O título "White God"  ou "Deus Branco" procura fazer um paralelo entre o que se passa com os cães e o que ocorre com os grupos humanos marginalizados pela cor ou etnia. Uma supremacia branca que escraviza, humilha e massacra aqueles que julga inferiores sejam eles cães ou outros seres humanos. No trailer já dá para sentir o "clima" do filme e se arrepiar um bocado. Vale a pena ir até o cinema derramar umas lágrimas e torcer por um final feliz nem que em alguns momentos você tenha que cobrir os olhos.

É um filme raro, sem atores conhecidos, que mostra uma dura realidade, mas que tem no elenco mais de CEM cães que puderam se divertir por alguns dias fora do abrigo e ainda ganharam uma segunda chance. Acesse o trailer abaixo que já teve mais de 1 milhão de visualizações e tb o making of (logo depois do trailer) que mostra que, na sangrenta cena de rinha, por exemplo, os dois cães estavam apenas brincando (Ufa! Um alívio e lembre disso ao ver o filme):




3 comentários:

Penso, logo, existo e me expresso! Decifre o que eles estão sentindo!

Embora o filósofo Descartes tenha ficado mundialmente famoso com a frase "Penso, logo, existo" que na época foi associada apenas a...