A animação sul-coreana "Cães de Rua", que originalmente se chama "Underdog" (que pode ser traduzido com um cão azarado, sem chances de vencer) é genial e está disponível em plataformas como a Prime Video, entre outras da internet. Quem ama cães vai me agradecer eternamente por essa dica de longa-metragem com belíssimo colorido e maravilhosa mensagem, com direção e produção de Oh Sung-Yun e Chun Baek Lee.
Destaco abaixo o início do desenho que mostra uma cena clássica de abandono de cães (1 minuto de vídeo):
"Cães de Rua" retrata um grupo de cães abandonados e que se unem em busca da sobrevivência numa cidade em destroços. É realmente um filme lindo!!!
Separei mais um pedacinho para vocês degustarem:
O enredo fala deliciosamente do poder da amizade, enquanto os cães enfrentam verdadeiros perrengues ao serem perseguidos por um humano que tem uma "fazenda de cachorro". Reparem na foto abaixo retirada do filme:
Não é à toa que essa animação de 2019 já tenha recebido 16 prêmios em festivais de cinema como na França, Austrália e em países asiáticos.
Em entrevista ao jornal Korea JoongAng Daily, o diretor e escritor da animação, Oh Sung-Yun explicou o que o motivou a investir nesse tema:
"Instantaneamente me atingiu quando vi uma cena chocante em "Animal Farm" [da SBS]. Em um episódio, vi um Shih Tzu doente cujo olho estava esmagado e cujo cabelo estava todo bagunçado. A pobre coisinha foi mantida em um abrigo para cães e parecia um monstro. Quando meus olhos encontraram os olhos do cachorro, eu instintivamente soube que essa era uma história que eu poderia contar por meio de animação. Isso não é comum para um diretor de cinema, especialmente diretores de animação, já que muitos preferem evitar temas incômodos e tentar inventar algo brilhante e animado"
A animação levou seis anos para ficar pronta e, devido ao sucesso, com ingressos de cinema esgotados rapidamente em alguns países na época do lançamento, os diretores planejam uma continuação. É um filme em 2D para pessoas de todas as idades, com lindas paisagens e mensagens de proteção animal muito bem trabalhadas.
Coreia do Sul come cachorro?
Vale lembrar que a Coreia do Sul está entre os países que consomem carne de cachorro. Uma lei assinada pelo governo em 2024, e que tornou a ser divulgada esse ano em alguns jornais do Brasil, proíbe a criação de cachorros, a matança dos animais e a venda de sua carne para fins de consumo, mas quem vive disso na Coreia tem até 2027 para abandonar essa atividade.
São milhares de cães e centenas deles mortos diariamente em locais onde ficam engaiolados em meio a sujeira e seus próprios excrementos, muitas vezes com o focinho amarrado ou amontoados em uma única cela em cenários de extremo horror e dor.
Claro que todo animal sente que vai morrer e sofre todo tipo de abuso. Claro que o maior desejo de toda criatura que vive é viver. Mas quanto mais espécies puderem ser libertadas desse martírio melhor. Tomara que os 2% da população coreana que ainda sustenta o mercado de carne de cachorro mude de paladar.
Texto e pesquisa: Fátima ChuEcco, jornalista especializada em pets, gatóloga e escritora
Nenhum comentário:
Postar um comentário