quarta-feira, 6 de julho de 2016

NOVELA ÉPICA CINEMATOGRÁFICA COM ATOR DE TIRAR O FÔLEGO


Se ver o belíssimo Sidney Sampaio ou JOSUÉ debaixo de uma armadura não for motivo suficiente para assistir A Terra Prometida, posso assinalar mais alguns. Em primeiro lugar, não se trata de uma novela comum, no padrão que as emissoras produzem há décadas. É uma NOVELA ÉPICA CINEMATOGRÁFICA.  E isso em todos os sentidos: filmagens e efeitos típicos de cinema, cenário, roteiro, figurino, trilha sonora e uma atmosfera cinematográfica. Captei isso no primeiro capítulo que foi EXCELENTE... e olha, nem sou evangélica ou católica.

Aliás, algumas pessoas rejeitam a novela por acharem que ela é uma espécie de “pregação”, mas se enganam redondamente.  A Terra Prometida é como aqueles filmes épicos que muita gente adora ver no cinema. Tem os mesmos elementos. É claro que há uma mensagem clara sobre a fé em Deus... mas é o mesmo Deus de várias religiões, apenas descrito segundo o Velho Testamento. Mas acima disso é um RELATO HISTÓRICO DE CIVILIZAÇÕES ANTIGAS, de antes de Cristo.

Desde Os Dez Mandamentos, a gente aprende um pouco sobre a evolução do homem na face da Terra. O que vestia, comia, pensava, como agia, como era sua vida em sociedade, quais suas crenças... é uma aula de história “fascinante” todos os dias. Eu, por exemplo, não sabia que havia escravidão branca em meio aos reinados... venda até de escravos bebês e sequestro de pessoas brancas em meio ao deserto para serem escravizadas.


Outro ponto curioso é a grande quantidade de sacrifícios de animais em nome dos deuses, inclusive, do Deus apresentado na Bíblia e que é o Deus dos Evangélicos, Católicos e de outras religiões. Muitos animais tinham suas vidas constantemente sacrificadas... era uma prática muito comum e, ao contrário do que eu pensava, não era uma prática apenas de “pagãos”, como eram chamadas as pessoas que não acreditavam no Deus dos hebreus, naquela época.

Essas novelas que a Record vem produzindo são tão ricas de detalhes históricos... em arquitetura, figurino, penteados... é a história da humanidade sem omitir suas crueldades, desigualdades, lutas... é simplesmente fascinante ver tantos efeitos especiais para mostrar as pragas ou milagres concedidos por Deus. É CINEMA PURO!

MODA E BELEZA

Sabiamente, Josué foi poupado de um envelhecimento mais profundo. Apesar de ter passado tanto tempo no sol castigante do deserto como os demais guerreiros, ele ainda tem uma aparência jovem e hipnotizante. Ele declarou que esse é o papel mais importante de sua carreira... e está certo. E ele é PERFEITO para esse personagem. Está traçando sua carreira internacional. Não dá vontade de tirar os olhos dele. Aliás, a Record reuniu muitos belos atores e atrizes. Gisele Itiê foi esplêndida no papel de Zípora. Mas há várias atrizes lindas, inclusive na Terra Prometida.

É, inclusive, de se estranhar, que a moda de cabelo longo, no estilo dos guerreiros da época de Moisés e Josué, ainda não tenha tomado as ruas. E que os vestidos das mulheres daquele tempo não estejam direcionando as novas coleções da moda. Um desejo das pessoas de copiarem aquelas vestimentas e estilo de cabelo é provável dado o sucesso de público dessas novelas.



Na verdade, essas grandes produções só não estão passando a perna na novela das 9 da Globo por puro hábito da população. Assistir novela global das 9, com atores consagrados, é meio “cultural” – virou uma coisa “natural” passada de geração a geração enquanto a Globo era a única emissora capaz de reter excelentes atores e roteiristas. Novela das 9 e Jornal Nacional são ícones da TV brasileira e existe uma cultura muito forte de assistir esses dois programas alimentada durante décadas, pelo menos cinco décadas.

Falta exposição maior dos atores da Record

O ERRO da Record, nesse sentido, pode ser a pouca exposição de seus atores fora da novela. A Globo sempre levou seus atores e atrizes para os programas de auditório de maior audiência fazendo com que conquistassem ainda mais fãs e fama. A Record ainda insiste em colocar em seus programas de auditório ídolos do sertanejo, forró, funk e outros músicos bem populares.  Mas se os atores das novelas épicas fossem levados aos palcos dos programas da Xuxa, Gugu, Sabrina, Faro etc... certamente essa cultura de assistir a novela das 9 da Globo seria alterada.

Eu falei bastante da beleza e talento do Sidney Sampaio, mas é justo destacar também o talento de vários atores e atrizes... tem tanta gente boa nessas novelas da Record! E os “looks” cuidadosamente construídos são um show à parte.  Outra coisa bacana é que o Jornal da Record, logo após a novela, tem mostrado os locais por onde os hebreus passaram... a gente entra em contato com aquelas regiões, os destroços dos antigos reinos... é um complemento espetacular com muita informação pra gente entender melhor a saga de Moisés e Josué.


Então... se você têm algum preconceito em assistir as novelas da Record só porque é uma emissora evangélica, reveja seus conceitos e se dê a oportunidade de entrar num mundo nunca antes mostrado na TV dessa forma, com tanto profissionalismo e beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...