quinta-feira, 4 de abril de 2024

Se o mercado de trabalho despreza sua bagagem, faça vc mesmo bom uso dela


Pessoas com mais de 50 sofrem os mesmos preconceitos que as com mais de 60, revela pesquisa

Você já chegou à casa dos 50 e sentiu que, por causa da idade, não foi chamado para uma entrevista de emprego que tinha "a sua cara"? Nesse caso é possível que tenha sido vítima do "Etarismo" ou preconceito pela idade ou faixa etária.  

Ao contrário do que muita gente pensa, essa triste conduta, muito forte no mercado de trabalho, já não é mais dirigida apenas as pessoas com mais de 60 ou 65 anos, mas também a quem ainda não chegou na terceira idade, conforme mostra pesquisa muito bem relatada na matéria do UOL que pode ser acessada AQUI

Na pesquisa com pessoas na faixa dos 50 ficou claro que muitas são alvo de falta de respeito, agressões e humilhações por serem consideradas "velhas", apesar de terem muita disposição e conhecimento para o trabalho e inúmeras atividades.

Caso você esteja trabalhando fora de casa faça um exercício simples: observe seus colegas de trabalho. Quantos tem mais de 50 anos? A discriminação nem sequer é discreta. Muitos anúncios de vagas pedem que os candidatos sejam "jovens". 

Quantos profissionais experientes, com um belo e consistente currículo, não param diante do espelho e se perguntam: mas por que não fui chamado se tenho todos os quesitos da vaga?

E é do mesmo espelho que vem a resposta, afinal, a imagem refletida não é de uma pessoa que a sociedade considera "apta" para o mercado de trabalho, salvo raras exceções (raras messsmo) quando a empresa valoriza profissionais maduros.


Qual a solução?

Se o mercado de trabalho não valoriza sua bagagem faça vc mesmo bom uso dela

A solução, curiosamente, não é a "entrada", mas a "saída" do mercado de trabalho para não depender de "emprego", principalmente se a pessoa ainda não pode se aposentar e precisa ter renda própria para sobreviver. 

Navegar contra a corrente é desgastante, gera baixa autoestima e esse sentimento de impotência no mercado de trabalho se junta ao tratamento preconceituoso que a pessoa também já enfrenta no seu dia a dia no lugar onde vive e nos lugares que frequenta.

Por isso que cada vez mais cresce o número de microempreendedores individuais, os chamados "MEIs". Assim, quem conhece bem um assunto pode se tornar um palestrante ou consultor independente ou vender ebook  baseado na área que domina. Quem tem algum hobby ligado à artes ou artesanato pode transformar isso em fonte de renda. Alguns aprendem novas profissões onde também podem atuar como autônomos. Quem cozinha bem passa a vender comida e  etc etc etc...

As pessoas com mais de 50 precisam se reinventar para criar formas de trabalhar por conta própria e, além disso, devem fortalecer seu lado espiritual  para viver de cabeça erguida perante tanto preconceito. 

E menciono tudo isso sem esbarrar na questão do "gênero" porque daria muito pano pra outra manga. Basta lembrar que homem grisalho é visto "culturalmente" como charmoso, mas a mulher que não pinta seus cabelos brancos não é vista como "atraente".

Então fixando neste texto a questão da idade apenas no campo profissional a sugestão é: 

Não fique batendo a cabeça num campo de batalha onde seus talentos, conhecimentos e experiência contam menos pontos que sua idade. Não precisa desistir de buscar emprego (vai que uma hora dá certo!), mas não estacione na ideia de que vc só pode sobreviver (e vencer) sendo funcionário.

Olhe para dentro de si mesmo. Qual a luzinha bem lá no fundo do seu ser que nunca se apaga? 

Tem algo que te emociona fazer, que é sua paixão, que é seu desejo desenvolver desde sempre? Quem sabe não é chegada a hora de transformar essa luzinha num "clarão"?

SE VOCÊ SE IDENTIFICOU COM ESSE ARTIGO LEIA TAMBÉM:

"A mulher que passa dos 50/60 vira cinzas mesmo ainda estando viva. Dá pra mudar isso?"

clique AQUI e Leia


Fátima ChuEcco - Jornalista e Escritora 

Autora do clássico "Mi-Au Book - Um livro pet-solidário" que reuniu cães e gatos do Brasil e exterior e teve em sua segunda edição a participação de Brigite Bardot. Jornalista ambientalista, especializada em animais de estimação e, principalmente, em GATOS!
Desenvolve fotolivros literários com crianças e animais. Seu bichinho também pode ter um Mi-Au Book  todinho inspirado nele. Saiba mais no site www.miaubookecia.com  










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista Internacional: Conheça J`accuse, o cãopanheiro de Lupin (Série Netflix)

Quem acompanha a série "Lupin" da Netflix já deve ter se encantado com o cachorrinho adotado pelo personagem Assane Diop, interpr...