domingo, 14 de julho de 2024

Leôncio, ex-miador/morador de rua, arrasa corações pelo Instagram

A vida desse gatinho mudou completamente quando lhe foi dado um espaço "exclusivo" e muito bem decorado no estacionamento da Mafecom, uma  loja de ferragens em Santo André (SP). O cimento frio e restos de comida ficaram definitivamente para trás dando lugar a um repentino "reinado".


O Lar de Leôncio foi filmado, colocado no Tik Tok e atingiu rapidamente o Brasil todo com mais de 100 mil visualizações. Assim nasceu sua fama e o recente Instagrtam https://www.instagram.com/leonciomafecom/


Leôncio apareceu no estacionamento do subsolo da loja, que aliás é também usado pela Academia Pano Bianco, em novembro de 2022. De início, desconfiado e arredio, não deixava ninguém chegar perto dele. Então funcionárias da loja começaram a colocar ração, água e "caminha" no local como uma forma de expressar que queriam ajudá-lo.


A dona da loja um dia tentou escová-lo e eis que o gatinho aceitou o agrado. Tudo mudou desde então. Uma "casa" começou a ser montada com todo o conforto possível. Leôncio ganhou de tudo: cama, comida e pelo lavado. Tentaram acostumá-lo dentro da loja, mas ele não aceitou. Pudera a casa tem comedoria, quarto, banheiro, sala de estar, sala de recreação e galeria de fotos.


Seus "súditos" hoje são 6 pessoas: No, Ale, Vitória, Ma, Luana e Fer. E ainda tem uns "servos" eventuais que despencam da academia para lhe dar carinho, mimos e fazer selfies.

Leôncio é castrado, vacinado e "AMA" sua casa no estacionamento que é, inclusive, personalizada com uma pintura dele na parede.


Vamos ver o que ele acha disso tudo na entrevista a seguir:

Blog: O que você está achando de ter fama?

Leôncio: Miauuuuu! Estou amando esses momentos de fama e, modéstia à parte, eu sou uma graça. Com meu charme e personalidade forte já sabia que iria conquistar várias gateiras e gateiros.


Blog: O que mais lhe agrada nessa vida de conforto?

Leôncio: O meu petisco é o que mais me agrada! Adoto meu Churu. Os bolsos dos meus papais choram, mas eu amo de paixão. Não sinto falta de nada, tenho liberdade e esse é o motivo de eu gostar tanto da minha casa. 


P.S.: Leôncio tenta uma chance de gato-propaganda do Churu.

Blog: Tem alguma coisa que você detesta?

Leôncio:  Eu não gosto que me limpem e tento ao máximo escapar. Se os carros fossem elétricos eu não ficaria tão sujinho. Por outro lado sou bem limpinho e uso caixinha de areia. Adoro ela.


Blog: O que você mais te chama a atenção nas pessoas que trabalham na empresa ou que te visitam?

Leôncio: Percebo que são todos apaixonados por mim. Mas às vezes não estou a fim de visitas e saio correndo. O que mais me chama a atenção é o fato de me receberem tão bem. Isso me deixa muito feliz.


Blog: O que seus camaradas que ainda vivem na rua acham disso tudo?

Leôncio: Ficam felizes por mim. A maioria deles também tem casa, mas vira e mexe outros gatinhos vem na minha casa me chamar.


Blog: E o que você mais ama fazer?

Leôncio: Dormir e comer eu amo! Ainda mais nas minhas caminhas com cobertores quentinhos.


Blog: Qual sua relação com cachorros?

Leôncio: Só teve uma vez que apareceu um cachorro e eu provoquei ele até ir embora.

Blog: Se você pudesse nascer de novo gostaria de ser gato, gente ou outro bicho?

Leôncio: Gostaria de nascer gatinho novamente. É tão gostoso! Ganho tudo e não preciso trabalhar! Mas lógico que iria querer encontrar minha família da Mafecom de novo.


Tradutora: Luana  Fotos: Cedidas pela equipe Mafecom

Leôncio lembra um importante programa para salvar gatos dos EUA:

Blue Collar Cats (Gatos de Colarinho Azul) - é um programa que coloca gatinhos ariscos ou que não se adaptam a ambientes familiares em empresas privadas e escritórios. Éssa medida é importante porque em vários Estados dos EUA ainda sacrificam animais que não conseguem um lar. Veja o que diz o projeto:

De vez em quando, um gato que vive ao ar livre acaba no nosso abrigo. Tendo crescido nas ruas, muitas vezes esses gatos não são sociais o suficiente ou adequados para viver dentro de casa. Através deste programa, os gatos são “colocados para trabalhar” em empresas locais e proprietários de casas que se comprometem a cuidar deles ao ar livre enquanto, por sua vez, os gatos afastam os roedores.

Os gatos Blue Collar são uma alternativa mais limpa aos pesticidas tóxicos, são mais baratos e mais eficazes . Uma vez que estes gatos não podem ser realojados através dos canais de adoção tradicionais, este programa é muitas vezes a sua última oportunidade de uma vida rica e gratificante.

Tudo o que eles querem de você é um abrigo seguro e comida regular – caso contrário, eles cuidarão da própria vida. É possível, lentamente, com o tempo, que o seu gato Blue Collar se torne mais social - especialmente se houver muitas outras pessoas dentro e ao redor da sua empresa. Se isso acontecer, não afetará a eficácia do seu gato no controle de roedores. Mas ele pode começar a desejar algum contato físico afetuoso. 

Leia mais em https://www-humanerescuealliance-org.translate.goog/bluecollarcats?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc

Texto: Fátima Chu🌎Ecco, jornalista especializada em pets 🐶, escritora e gatóloga 😸. Fundadora da www.miaubookecia.com (especializada em fotolivros sobre animais e crianças) e  da http://buscacats.blogspot.com (única consultoria especializada em gatos perdidos). Ministra a palestra "O Poder Curativo dos Gatos", em breve em formato de livro e faz numerologia associada ao Tarô dos Gatos e dos Cachorros. 😸😻😺🐕🐈
Autora do clássico "Mi-AU Book - Um Livro Pet-Solidário" que teve participação da Brigitte Bardot em sua segunda edição e do livro "Ághata Borralheira (Cat) e Amigos tocando corações" com participação de bichinhos brasileiros e estrangeiros. Participante de várias coletâneas literárias sobre animais. 😻🐶🐒🐦🐞
Atuou com os Gorilas das Montanhas da República Democrática do Congo, Rancho dos Gnomos (Brasil) e foi por 11 anos colaboradora da Anda - Agência de Notícias de Direitos Animais, além de colunista das Revista Meu Pet e 7 Dias com Você, e do portal português Miaumagazine. No SBT Repórter foi editora e produtora do programa "Bichos" que destacou animais de moradores de rua. Veja trajetória completa no lado direito do blog 🐱🐶🐵🐰🐭🐾🐾🐾







2 comentários:

  1. Que história mais fofa! Leoncio é um lindo e merece esse amor!

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber da história de Leôncio. O projeto americano tbm é bárbaro e deveria ser copiado por mundo afora. Parabéns pela matéria

    ResponderExcluir

Filme "A Queda" virou sucesso no streaming com final surpresa e muita emoção

O melhor do filme "A Queda" , em cartaz no Prime Video, é seu final surpresa. Não há  humano nesse planeta capaz de adivinhar como...