Em primeiro lugar eu quero dizer que a palavra correta para descrever esse sofrimento na Ucrânia é "invasão russa" e não guerra porque guerra é quando dois ou mais países entram espontaneamente num conflito armado. O que aconteceu na Ucrânia foi uma invasão armada.
Em segundo lugar é importante ressaltar que existem tratados internacionais estabelecendo regras para as guerras e assim, os civis não podem ser alvo dos ataques. Matar civis é crime de guerra. Os confrontos devem ser entre forças militares nas fronteiras.
Mas como na Ucrânia nada disso foi respeitado, o que temos visto é muito sofrimento das pessoas e dos animais... e um grande sofrimento também de pessoas que permaneceram no país para não deixarem seus cães e gatos para trás.
É disso que fala essa excelente matéria do DODO, com muitas fotos (como essas postadas aqui) e relatos dos ucranianos. Se vc não lê inglês basta acionar a tradução automática porque vale muito a pena ler.
Pelas últimas notícias já vimos que o dono de um CatCafé que tem muitos gatos permaneceu no país, assim como um protetor que tem dezenas de cães resgatados. E várias ONGs internacionais estão tentando fazer chegar comida, ração e medicamentos a esses protetores e seus animais.
Na matéria do DODO que pode ser acessada AQUI tem o link de várias ONGs que os brasileiros também podem ajudar. Não deixem de ver e compartilhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário