segunda-feira, 7 de março de 2022

Como ajudar os animais da Ucrânia à distância nessa invasão insana



 Em primeiro lugar eu quero dizer que a palavra correta para descrever esse sofrimento na Ucrânia é "invasão russa" e não guerra porque guerra é quando dois ou mais países entram espontaneamente num conflito armado. O que aconteceu na Ucrânia foi uma invasão armada.

Em segundo lugar é importante ressaltar que existem tratados internacionais estabelecendo regras para as guerras e assim, os civis não podem ser alvo dos ataques. Matar civis é crime de guerra. Os confrontos devem ser entre forças militares nas fronteiras.


Mas como na Ucrânia nada disso foi respeitado, o que temos visto é muito sofrimento das pessoas e dos animais... e um grande sofrimento também de pessoas que permaneceram no país para não deixarem seus cães e gatos para trás. 

É disso que fala essa excelente matéria do DODO, com muitas fotos (como essas postadas aqui) e relatos dos ucranianos. Se vc não lê inglês basta acionar a tradução automática porque vale muito a pena ler. 


Pelas últimas notícias já vimos que o dono de um CatCafé que tem muitos gatos permaneceu no país, assim como um protetor que tem dezenas de cães resgatados. E várias ONGs internacionais estão tentando fazer chegar comida, ração e medicamentos a esses protetores e seus animais.

Na matéria do DODO que pode ser acessada AQUI tem o link de várias ONGs que os brasileiros também podem ajudar. Não deixem de ver e compartilhar.





Fátima ChuEcco Jornalista e Escritora 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Penso, logo, existo e me expresso! Decifre o que eles estão sentindo!

Embora o filósofo Descartes tenha ficado mundialmente famoso com a frase "Penso, logo, existo" que na época foi associada apenas a...