terça-feira, 22 de março de 2022

Como essa atrocidade na Ucrânia vai terminar?


Uma das fotos mais marcantes da invasão da Ucrânia referentes a animais é essa de Vadim Ghirda e que faz parte de uma galeria de fotos da matéria do G1 "Animais de estimação em meio à Guerra da Ucrânia" e que pode ser ser acessada AQUI

Nos últimos dias ficamos sabendo de vários ucranianos que fugiram com seus animais e outros que não deixaram o país por causa deles, como o dono de um CatCafé cheio de gatos resgatados e protetores de animais que até morreram tentando levar alimento a abrigos.

Reparem na expressão do cachorrinho na foto de Marko Djurica em matéria do G1 
                                                  

Isso, sem falar é claro, da gravíssima situação de 27 bebês que estão num bunker aos cuidados de apenas duas enfermeiras e um teatro usado como abrigo que tem 1200 civis presos no subsolo após uma explosão de bomba. Como irão sobreviver sem comida e água?

Toda essa gente não pode ser resgatada porque  as áreas continuam sendo bombardeadas pelos russos. Repito: pelos russos... porque os pequenos grupos que Putin acusa como responsáveis por matar civis sequer têm armamentos para tamanha destruição que está sendo feita na Ucrânia. 

Foto de Yara Nardi na matéria do G1. De cortar o coração!

O que a gente vê hoje é na verdade o que sobrou da Mariupol e de Kiev. Só tem destroços, corpos apodrecendo nas calçadas, gente e animais desesperados. E vai piorar até não sobrar nada nem ninguém.

É crime de guerra atacar civis. Existem acordos internacionais para evitar que as guerras virem genocídios. Guerra se faz nas fronteiras e as batalhas precisam ser entre militares. 

Mas nada disso está acontecendo. 

Foto de Visar Kryeziv da matéria do G1. O olhar de medo pode ser notado tb nos animais


Foto de Aleksandra Szmigiel mostra o esforço em não deixar ninguém para trás. Publicada na matéria do G1 citada acima

E depois disso?

Tem uma cena enigmática no clássico "O Planeta dos Macacos" (versão original) que talvez tenha "antecipado" esse momento. Vc achou que era apenas coisa de filme futurístico? Tomara que seja.


Texto: Jornalista e Escritora Fátima ChuEcco que não entende como o mundo de hoje permite que esse tipo de atrocidade ainda ocorra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...