Todos nós sabemos de casos bem tristes em que cães e gatos passam a vida inteira em algum abrigo. Alguns envelhecem e morrem sem sentir o conforto de um sofá ao lado de um tutor amoroso.
Um levantamento feito pela MVABrigos Brasil demonstrou que apenas um cão ou gato é adotado a cada três que estão vivendo em abrigos. O Relatório Semestral, realizado entre janeiro e junho de 2025, apontou que 5.325 cães e gatos foram acolhidos em abrigos e lares temporários em todo o país — um aumento de 91,7% em relação ao semestre anterior.
Além da problemática dos abrigos estarem lotados e sobrevivendo com doações muitas vezes pequenas demais para tantas boquinhas, a pesquisa acendeu um alerta: as entradas superaram as saídas em 3.640 animais.“Cada dado representa uma vida — e uma oportunidade de mudança. Nosso foco é fortalecer a formação e o incentivo ao registro de dados. Só com informações confiáveis podemos construir políticas públicas eficazes”, explica Lucas Galdioli, médico-veterinário e fundador da iniciativa.
Principais números até o 1º semestre de 2025:
- 265 abrigos e lares temporários participantes
- 2.929 cães acolhidos
- 2.396 gatos acolhidos
- 1.685 saídas (adoções, óbitos e eutanásias)
- +91,7% de aumento nas entradas
- 1 saída para cada 3,16 entradas
O MVAbrigos Brasil busca aplicar a epidemiologia ao abandono animal, promovendo a transparência, a ciência e a empatia na gestão dos abrigos.
Leia o relatório completo em: http://www.mvabrigosbrasil.com.br ou através do link em nossa bio.
Siga e compartilhe: @mvabrigosbrasil
Texto: Fátima ChuEcco - jornalista ambientalista e da causa animal, escritora, fundadora da @BuscaCats e da editora www.miaubookecia.com
Foto: Pixabay Free

Nenhum comentário:
Postar um comentário