quinta-feira, 18 de outubro de 2012

GALERIA É O FIM DA PICADA



Deus criou o Homem ou o Homem criou Deus?

Há muitas formas de ver ou entender Deus. Tem os que acreditam que Deus criou o Homem a sua imagem e semelhança. Outros acreditam que Deus é que foi criado à imagem e semelhança do Homem. Há os que não acreditam em Deus.

Na primeira visão temos um Deus branco, bonito, saudável... nem negro, nem asiático, nem índio.... e, obviamente, superior e senhor de todas as outras espécies animais. É um Deus construído em épocas em que os homens não tinham qualquer noção das emoções dos animais... sequer podiam imaginar que tinham consciência, inteligência... uma visão muito rústica dos demais seres vivos.

Calculo que seja por essa razão que nenhuma religião trata animais em igualdade de direitos com os homens. Mas isso não tem nada a ver com Deus (seja lá a concepção que as pessoas têm dele). Tem a ver com a própria sociedade humana que sempre considerou o animal irracional e isento de sensações/sentimentos. Aliás, até hoje, em pleno século 21, a maioria pensa assim.

Nesse sentido vale comentar uma matéria do Robson Souza na Anda (http://www.anda.jor.br/18/10/2012/padre-inferioriza-animais-em-texto-de-jornal-de-paroquia-catolica-de-sao-paulo), em que ele comenta sobre um texto de  um padre católico esculachando o fato dos animais estarem cada vez mais sendo tratados com dignidade. O padre usa a charge de Alberto Benett (postada aqui) para ilustrar o assunto. Ao meu ver, um hospital veterinário público é um grande avanço da sociedade brasileira... um exemplo pro mundo todo de respeito aos bichos e responsabilidade para com seu bem-estar.

Em suma, o padre diz que o "Homem foi feito à imagem de Deus e que Jesus não veio à Terra por causa de um cachorrinho". Mas é bem provável que seja justamente o contrário: que Deus é que tenha sidocriado à imagem e semelhança do Homem. Além do mais, o hospital foi fruto do anseio da população. Não dizem que a voz do povo é a voz de Deus? Então o hospital nada mais é que um desejo de Deus se fazendo realizar por meio da vontade do povo.

Por sua vez, o cartunista tem personagens que pregam violência como  Amok, o menino-caveira com síndrome de Amoque (vontade de matar todo mundo que leva adolescentes a cometerem chacinas em suas escolas – definição dada pela Wikipédia). Será que na charge o cachorrinho lamenta ser tratado como humanos a ponto de ter um hospital público ou está surpreso com tamanho exemplo de evolução humana? O padre entendeu que o cachorrinho não está feliz, afinal, nasceu para ser inferior e assim deverá permanecer. E vc? Vendo a charge conclui o que?

Eu vejo assim: É o Fim da Picada criticarem um hospital público para bichos carentes uma vez que isso tem todo um reflexo nas comunidades mais pobres que não podem pagar tratamentos particulares.

É realmente o Fim da Picada criticarem uma ação tão importante e vanguardista ao invés de baterem na porta do Ministro da Saúde a fim de conseguirem mais hospitais públicos para humanos. E é uma amostra de preconceito imensa, mas não somente contra bichos, mas contra pessoas pobres tentando tirar-lhes o direito de tb ter acesso a tratamento veterinário para seus animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...