segunda-feira, 18 de agosto de 2014

JOÃO CACHOEIRA QUE DÁ NOME À RUA EM SP, GOSTAVA MESSSMO DE CACHOEIRA!!!


Em uma recente matéria que fiz para a revista Vila Nova Conceição & Itaim Bibi sobre o shopping a céu aberto da Rua João Cachoeira descobri que João gostava muito, mas muito mesmo, de uma cachoeira que havia na região muito tempo atrás. Ele era o responsável pela porteira de uma chácara no Itaim e quando não estava lá para atender os moradores ou visitantes, perguntavam: "Cadê o João?"... e a resposta era sempre a mesma: "João está  na cachoeira!". Então  o apelido pegou e virou nome de rua. E Itaim Bibi também não é por acaso não. O "Seu Bibi" também foi um personagem local que marcou época. A maior delícia dessa matéria foi, no entanto, conhecer a Dona Guiomar Schilaro (foto de abertura) - umas das moradoras mais antigas e extremamente simpática. Ela foi morar na Rua João Cachoeira quando ainda só havia terra e duas chácaras. Acompanhou todas as mudanças. 

                                     Guiomar e Ida Venâncio na Rua João Cachoeira em 1932

Outro conhecedor e defender do bairro é o jornalista Helcias Bernardo de Pádua, que muito contribuiu para a reportagem. Ele também viu muitas transformações na região e batalha para a preservação da história do Itaim.

 
 
 
 

 
 

3 comentários:

  1. Curiosamente fantástica essa história. Unbelivable como não conhecemos muito do lugar que vivemos e caminhamos sem perceber a história que há por trás de todos os tijolos e cimentos. É um nobre prazer e culturalmente entusiasmante conhecer as histórias que nos cercam.

    Grato pela publicação.

    ResponderExcluir
  2. João Cachoeira — Filho de escravos, era agregado da família e muito querido pelos Couto de Magalhães. Muito querido, daquela forma: "Eu não sou racista! Tenho empregados negros!.

    Leia mais em: https://vejasp.abril.com.br/cidades/a-origem-do-itaim-bibi/

    ResponderExcluir
  3. Em 2024 pesquisando com minha neta a origem do nome da rua Joao Cachoeira p/trabalho escolar. Que linda história dessa rua. E descobrir sobre onde moramos e como era trás a magia do local. Amei conhecer sobre .

    ResponderExcluir

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...