quarta-feira, 17 de setembro de 2014

ANIMAIS NA MÍDIA. É TÃO BOM QUE SEJAM NOTÍCIA, NÉ?


De uns anos pra cá revistas, jornais, sites e TVs têm divulgado notícias sobre animais. Falam do mercado pet, cobrem casos de maus-tratos, acompanham protestos da causa animal e abordam comportamento. Tudo começou lá trás, com o programa da Luisa Mel e depois veio o Dr Pet e outros programas, além de colunas nos jornais e revistas, sites especializados no assunto, enfim, um espaço importantíssimo foi conquistado e continua em expansão. Eu mesma, tb escrevo em uma revista especializada, a Meu Pet e tem várias outras revistas nas bancas. Valorizo muito esse cenário porque quando comecei no jornalismo (muito tempo atrás) era sofrível convencer os chefes de redação a me darem espaço pra escrever sobre bichos... eu sempre consegui, desde meus primeiros passos no jornalismo, mas não era fácil.


Hoje os animais têm mais fluidez nos veículos de comunicação pq dá ibope, ou seja, cada vez mais as pessoas se interessam por eles e pelo bem-estar deles. Prova disso é que frequentemente eles ganham as capas das revistas, como das edições recentes da Galileu e Forbes. Mas já saíram, mais de uma vez, na capa da Veja, Época, Isto é em outras revistas de grande circulação nacional. Lembram da libertação dos beagles do Instituto Royal? Não teve quem não publicou. Capas pipocaram com o assunto. E assim tem sido. Na Galileu o assunto é a depressão - ataca cães, gatos, macacos, qualquer bicho mantido de forma inadequada, submetido a experiências médicas, abandonado pelos donos ou com saudade deles. Alguns se autoflagelam, outros se suicidam. Parece coisa de gente? Pois não é mais coisa "só" de humano... aliás, nunca foi.


Na Forbes o tema é "negócio animal". O mercado pet é um filão que não para mais de crescer. Infelizmente, nesse mercado estão inseridas pessoas que comercializam vidas as custas do sofrimento e agonia de "mãezinhas" mantidas em jaulas apenas para procriar, sem receber amor, sem ter um lar e muito menos sem o direito de cuidarem de seus filhotes (assunto explorado em outro post desse blog - vide postagens no lado direito da tela). A Forbes focou artistas que amam bichos... que hoje em dia tb são muitos e vários ajudam ONGs e campanhas pró-animais com sua imagem. Outra coisa bacana no cenário nacional. Bem... de posse das duas revistas, sugiro a leitura. Publico alguns trechos, mas não toda a matéria pq as revistas ainda estão nas bancas e seria anti-ético.



 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...