segunda-feira, 17 de agosto de 2015

DIA 22 SEMINÁRIO GRATUITO DISCUTE PROTEÇÃO ANIMAL NA USP



O ser humano é o único animal capaz de explorar todas as demais espécies vivas estejam elas no mar, na terra, no ar, vivendo em montanhas quase inatingíveis ou territórios cobertos de gelo. Em todo o planeta, o ser humano aprendeu e aperfeiçoou técnicas de exploração seja para alimentação, vestimentas, medicamentos ou entretenimento. A notícia boa é que cada vez mais pessoas, também no mundo todo, estão preocupadas com essa situação e se esforçam para provocar mudanças.

O Seminário de Defesa Animal promovido anualmente pelo FNPDA – Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal é um desses redutos onde pulsa essa intenção de um novo tempo sem exploração de espécies animais pelo homem. Um sonho distante mas que pode ir, aos poucos, implantando algumas alternativas para amenizar ou terminar com sofrimentos dos mais comuns como confinamento de animais de produção, alimentação forçada (foie gras), tração e abate.

O Seminário deste ano, no dia 22 de agosto,  a partir das 8h, na USP, vai contar também com participação de Vânia Túglio, promotora empenhada no processo de Dalva Lina da Silva, que ficou conhecida como “a matadora de animais da Vila Mariana” e que chegou a ser condenada a 12 anos de prisão, mas conseguiu recurso e aguarda julgamento do mesmo em liberdade. Vânia será moderadora da mesa redonda sobre “animais no entretenimento: circos, rodeios e zoos”. Nesse tema vale destacar também a presença da Dra Irvênia Prada, da USP, conhecida por seus trabalhos abordando a alma animal.

A Dra. Mara Massad (Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo) vai mostrar como documentar maus-tratos – uma importante ferramenta para anexar as denúncias. Outro ponto importante do seminário é sobre “medicina do coletivo” – uma solução para atendimento de animais das camadas mais pobres da população e que, num efeito dominó, acaba afetando diretamente o quadro do abandono já que com animais tendo acesso a tratamentos, cirurgias e castração, há menos risco de serem largados nas ruas, sem falar que, animais carentes devem também ter direito à assistência veterinária.
Na ocasião será feita ainda a inauguração de um veículo especialmente preparado e equipado pela organização SOS FAUNA, afiliada ao Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, para apoiar as instituições públicas ou do terceiro setor que trabalham com a recepção de animais silvestres vítimas do tráfico. O veículo tem capacidade de carregar alimentos, medicamentos, recintos e materiais destinados à implantação de áreas de soltura. Poderá dar suporte a operações rodoviárias e em zonas urbanas de repressão ao tráfico de animais silvestres.

Para participar é só solicitar a ficha de inscrição no email comunicacao@forumanimal.org e, no dia, levar  1 kg de ração para cães ou gatos. Confira a programação completa em: www.forumanimal.org/seminario
Data e Local:  22 de agosto, das 8h às 20h

Auditório da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP – FMVZ/USP

Av. Prof. Dr. Orlando Marques de Paiva, 87 - Cidade Universitária São Paulo/SP

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Penso, logo, existo e me expresso! Decifre o que eles estão sentindo!

Embora o filósofo Descartes tenha ficado mundialmente famoso com a frase "Penso, logo, existo" que na época foi associada apenas a...