domingo, 4 de setembro de 2016

ANIMAIS ORFÃOS DA ATIVISTA MARLI DELUCCA PRECISAM DE ADOÇÃO

                                   Essa é a Nikita (cadela) com a Mumu

É com pesar que escrevo esse texto, pois, uma das maiores angústias de qualquer protetor ou pessoa que tem cães e gatos é partir e não saber o que será feito deles. É por isso, inclusive, que já escrevi matérias ressaltando a importância de se deixar um testamento mesmo sendo jovem ou gozando de perfeita saúde, afinal, ninguém sabe quando vai morrer e pode ser repentinamente. Uma forma de amenizar essa angústia é fazer um testamento dando orientações para pessoas próximas e que gostam de animais.

A ativista da causa animal Marli Delucca deixou cinco animais com até cinco anos de idade, segundo contam seus filhos. São quatro lindos gatos e uma cadelinha supersimpática. Todos mansos e encantadores, também estão castrados e vacinados. Estão morando todos juntos com os filhos da ativista desde sua morte, mas eles alegam que passam o dia todo fora trabalhando, voltam tarde da noite e não podem mais cuidar dos animais. Então foram colocados para adoção – vejam as fotos.

                                     Esse é o Tutu

O caso dos órfãos da Marli é apenas mais um entre vários que se repetem todos os dias. Algumas histórias são ainda mais trágicas, com os animais sendo colocados da porta para fora ou levados para longe, abandonados numa estrada... enfim... coisas horríveis acontecem com animais órfãos. Alguns já são velhinhos, carecem de cuidados médicos e, mesmo assim, são abandonados. Todos os dias, animais de pessoas mortas são descartados como móveis ou roupas velhas. Seus pertences sem valor são doados e às vezes simplesmente jogados fora junto com os animais. Mas casas e carros são geralmente preservados e disputados.

Alguns animais órfãos têm a sorte de serem acolhidos por parentes, amigos e às vezes até vizinhos do tutor. Outros não. Lembro da história de uma moça que adotou o cachorro de um senhor que morreu dentro de casa. Apenas quando o cheiro do corpo estava bem perceptível é que a polícia invadiu a casa e viu o cachorrinho ali, por dias sem comer ou beber, do lado do amigo. A família não se interessou pelo cão e seu destino fatalmente seria o abandono, mas a moça resolveu ficar com ele e não se arrependeu. Um ato de amor pelo cão e de consideração pelo vizinho.

                                          Essa é a Gaya

A situação é ainda infinitamente pior quando se trata de uma pessoa com muitos bichos. Quantas vezes não vemos nas redes sociais protetores desesperados para arranjar lar para 20, 30 animais devido à morte da tutora? Por isso é tão importante deixar um testamento. E não é preciso ter bens ou ser rico. Se a pessoa tem uma casa pode deixá-la para alguém que sabe que cuidará de seus animais. Se ela não tem imóvel pode, pelo menos, deixar orientações com algum amigo que também gosta de animais: uma carta assinalando idade e particularidades de cada bicho, qual toma remédio e outros cuidados específicos. Pode não ter imóvel ou carro, mas algum dinheiro no banco ou joias, computador, coisas que possam ser vendidas.  Fazer testamento pode parecer tétrico e desconfortável, mas é fundamental para garantir alguma segurança para os animais.

                                                  Essa é a Nina


No caso da Marli, para quem não a conheceu, posso atestar que foi uma grande guerreira da causa animal. Uma investigadora, uma lutadora. Por isso, quem está pensando em adotar um cachorro ou gato tem a chance de levar um pouco dessa garra e desse amor para casa ficando com um dos animais da Marli. Tenho certeza que a bela energia dela permanece em cada um deles. Interessados devem deixar comentário na própria página da Marli, pois, seus filhos estarão acompanhando e, inclusive, dependendo do bairro de SP, podem levar o animal até o adotante caso o mesmo não tenha carro. O facebook da Marli é https://www.facebook.com/mdproanimal?fref=ts  e do filho dela https://www.facebook.com/gilbertojsfilho?pnref=story Quem não puder adotar pelo menos compartilhe. E para conhecer melhor a trajetória dessa ativista de mão cheia, que batalhou incansavelmente contra o Aquário de SP por conta dos ursos polares, acesse o link http://www.anda.jor.br/09/11/2015/marli-delucca-sherlock-holmes-causa-animal

                                                   Essa é a Mumu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...