domingo, 16 de setembro de 2018

Exposição “Pintando Gatos” com mais de 50 artistas na Cobasi Augusta



Mostra tem como objetivo encantar amantes dos felinos e ajudar 200 bichanos carentes

Os gatos são pura inspiração! Uma lista interminável de artistas, de todas as gerações, conviveu com esses adoráveis felinos e deixou sua paixão estampada em diversas obras como Aldemir Martins, Picasso, Matisse, Salvador Dali e Andy Warhol. A inspiração felina estará presente também na Exposição “Pintando Gatos”, de 20 a 30 de setembro, na Cobasi da Rua Augusta (SP).
  



O time de talentosos artistas que mergulhou no fantástico e sedutor universo felino inclui: Mauricio de Sousa, Laerte, Marcelo Lopes de Lopes, Clovis Vieira, João Alves, Lézio Júnior, Fernando Rodrigues, Junior Nascimento, Moacir Torres, Jal Lovetro, Vicky Von Dorff, Ocimentobento e Pryscila Vieira, dentre outros.




Os trabalhos estarão à venda para ajudar a ONG Amanimal, de SP, que tem sob seus cuidados mais de 200 gatinhos, vários deles abandonados com idade avançada, com sérios problemas de saúde e deficiências físicas https://www.amanimal-ong.com .
Mauricio de Sousa, inclusive, é um confesso apaixonado por animais, por isso, na exposição, estarão presentes desenhos do Bidu e do Mingau, personagens das consagradas histórias da Turma da Mônica e também um cenário criado para sessão de selfies. A título de curiosidade: dois cães da família do artista frequentam diariamente os Estúdios Maurício de Sousa.


O artista plástico João Alves estará retratando animais a partir da foto levada por seus tutores na exposição aos finais de semana. Ele retratou a gatinha Ághata Borralheira, protagonista do livro “Ághata Borralheira & Amigos Tocando Corações” que ganhou uma homenagem na mostra devido ao seu carisma e missão: chamar a atenção para o encanto dos gatos pretos que, infelizmente, ainda são os mais abandonados nas ruas e esquecidos nos abrigos. 

“A ideia de pintar na abertura da mostra é uma maneira de divulgar a arte. Os animais são uma fortíssima fonte de inspiração e, tecnicamente falando, exige muito conhecimento da anatomia deles, muita observação da expressão”, explica o artista que atualmente tem duas cachorrinhas, mas já teve vários gatos.

A homenagem à Ághata Borralheira inclui ainda exposição de fotos e respectivo figurino de seu livro, além da exibição de alguns de seus filminhos que fizeram grande sucesso no facebook que leva seu nome.



Vicky Von Dorff também participa da mostra já que sua especialidade é pintar gatos: “Minha avó tinha 80 gatos e cresci no meio deles. Não brincava de boneca, mas de gato. A paixão começou assim. E a inspiração veio pela liberdade, beleza, sensualidade dos gatos e pela forma de amar deles que é diferente porque é independente, mas não é menos amorosa do que a forma de um cachorro, por exemplo. Eu me inspiro muito no movimento dos meus gatos quando estão tomando sol. A companhia deles é também inspiradora, o jeito deles ficarem no nosso colo e de nos acordarem”.




A dupla Renato de Pinho e Eduardo Trova, da Ocimentobento, como o próprio nome diz, faz esculturas com cimento. Para eles “gatos são mágicos, seres de muita percepção espiritual e nós adoramos fazer os gatos em esculturas porque exigem mais elegância nas formas”. Dpos gatinhos frequentam o ateliê dos artistas e, claro, serviram de inspiração para diversas peças que farão parte da mostra.



“Sou defensora dos animais e tenho profundo respeito por quem se dedica a esta causa. Tenho três gatinhos adotados. Todos os dias seguro cada um dos meus filhotes no colo, dou um cheirinho no cangote e digo para eles: Obrinha de arte de Deus!”, conta a cartunista Pryscila Vieira, que ficou famosa com os desenhos da boneca Amely. 

“É como se eu estivesse emocionada diante de uma das sete maravilhas do mundo e pudesse vislumbrar o poder da Criação divina. Quem desenharia seres tão belos e faria de cada um deles uma poesia encantadoramente diferente? Em todo animal posso admirar a obra do Criador. Mas os gatos... ah, os gatos... como merecem admiração e amor!”, complementa.



Além desse rico cenário de cor e criatividade, os visitantes da exposição poderão conhecer, por meio de vídeo, os gatinhos da Amanimal que estão para adoção. A renda arrecadada com a venda das obras contribuirá para a construção de um abrigo com toda a estrutura necessária para dar qualidade de vida a tantos bichanos vítimas de maus-tratos e abandono que a fundadora da ONG, Doroti Bottoni, vem acolhendo ao longo da vida.



“Minha paixão por animais vem de família. Aprendi com seu pai a amar e respeitar os animais. Desde criança, por morar numa fazenda, convivi com cavalos, vacas, coelhos, cães e muitos outros animais. Com o passar do tempo fui me apaixonando pelos gatos. Hoje mantenho parte deles na minha casa e outra parte em lares temporários”, conta a protetora.


Serviço: Cobasi Augusta, Rua Augusta, 2380 – Cerqueira Cesar (SP) Fone (11) 3831-8999. De segunda a sábado das 8h às 22h e aos domingos das 8h às 20h.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista Internacional: Conheça J`accuse, o cãopanheiro de Lupin (Série Netflix)

Quem acompanha a série "Lupin" da Netflix já deve ter se encantado com o cachorrinho adotado pelo personagem Assane Diop, interpr...