domingo, 16 de setembro de 2018

Manifestação pelo fim da exportação de animais vivos




O movimento contra a exportação de animais vivos realizou na tarde de hoje, 15 de setembro, uma manifestação organizada, criativa e impactante no Monumento das Bandeiras. Usando camisetas brancas e gorros imitando a cabeça de bovinos, os ativistas pediam o fim do embarque de bois pelos portos do Brasil por meio de cartazes, faixas e peças artesanais como um navio feito de papelão. Também fizeram um cordão humano em torno da Assembleia Legislativa de SP (Alesp) – há dois meses palco de batalha pela aprovação do PL 31 ou PL dos Bois, do deputado estadual Feliciano Filho (PRP).



Embora o PL 31 tenha recebido apoio da maior parte dos deputados, o presidente da Alesp, Cauê Macris, ainda não pautou o projeto para ser votado. No porto de São Sebastião, litoral norte de SP, milhares de bois estão embarcando em navios rumo a países como a Turquia. A longa viagem, que pode durar até 20 dias, mergulha os animais num ambiente de dor física e psicológica.  Falta espaço, comida, água, e até ar. O forte cheiro de amônia, decorrente do acúmulo de fezes, vômito e urina de milhares desses animais confinados num navio, provoca também sérios problemas nos olhos.



O cenário é coroado de doenças e pânico. Este ano pelo menos três bois já saltaram de navios atracados em São Sebastião para escapar da morte e um deles gerou comoção nacional e internacional ao atravessar um mar gelado por cerca de seis horas. Infelizmente todos foram reembarcados. A luta pelo fim da exportação de animais vivos é internacional. Em Israel tramita projeto de lei para banir tal prática e na Austrália ativistas já conseguiram cancelar as operações de uma das maiores transportadoras de animais por via marítima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista Internacional: Conheça J`accuse, o cãopanheiro de Lupin (Série Netflix)

Quem acompanha a série "Lupin" da Netflix já deve ter se encantado com o cachorrinho adotado pelo personagem Assane Diop, interpr...