A novela Novo Mundo está acabando e eu já estou com saudade. É um excelente roteiro e os atores estão dando um show de interpretação com destaque para a personagem Germana – só ela merecia um prêmio à parte! Mas o melhor de Novo Mundo é nos contar tudo que não aprendemos na escola, ou seja bastidores da Independência do Brasil. Para começo de conversa, quem “decretou” a Independência foi a Princesa Leopoldina. D. Pedro fez a proclamação à beira do Riacho Ipiranga depois, mas a iniciativa foi tomada por ela. Mas quem é que aprendeu na escola que a Independência do Brasil foi feita por uma mulher?
A novela
mostra também o quanto D. Pedro era mulherengo. Muito querido e admirado pelo
povo... simpático à causa dos negros e dos indígenas... mas um Dom Juan
compulsivo. E pai de incontáveis crianças. Com Leopoldina foram sete filhos,
sendo que dois morreram. Com Domitila, proclamada Marquesa de Santos, mais
cinco filhos, com dois mortos. Até com a irmã de Domitila ele teve um filho e
muitos outros. Nessa matéria tem a história inteirinha da prole de D.Pedro,
quer dizer, dos que se teve notícia e que, curiosamente, foram todos batizados
de “Pedro” quando meninos, naturalmente. Acesse AQUI
É tanta coisa inusitada na vida de D.Pedro que nem dá para contar tudo nesse texto, mas uma merece destaque. Antes de morrer ele pediu que seu coração fosse retirado do corpo e preservado. HÃ? Sim... D. Pedro morreu em Portugal onde travou sangrenta luta contra o próprio irmão (que não era o Joaquim da novela). Ele morreu de pneumonia. Seus restos mortais foram trazidos para o Brasil e colocados no Museu do Ipiranga ou Museu da Independência... mas o coração permanece em Portugal conservado em um pote de vidro. Conheça essa história completa acessando AQUI
Eu amo essa
novela, em parte, porque sou do Ipiranga e é uma delícia morar a poucas quadras
da onde foi proclamada a Independência do Brasil. Afinal, além do
descobrimento, que outra data pode ser tão importante para um país? Obviamente
sua independência e foi bem aqui pertinho de casa. D. Pedro pode ter passado com seus
homens exatamente onde moro. Várias ruas do bairro têm nomes de pessoas
envolvidas na Independência como Gonçalves Ledo e Clemente Pereira. Esses dois
homens, junto com José Bonifácio e Leopoldina, se uniram para convencer D.
Pedro a libertar o Brasil.
Gosta de história? Quer ver o trecho de um evento bem legal que reuniu vestidos de noiva da realeza? Abaixo o finalzinho de desfile de moda “100 Anos do Museu do Ipiranga” – um evento que eu mesma criei e realizei em 1995. Foi lindo! Coincidiu de uma estilista estar, na época, reproduzindo os vestidos de noivas da realeza e ela encerrou o desfile no Museu, que teve também diversos personagens da história do Brasil se apresentando. Foi gravado em VHS e passado para meu computador em formato que não dá pra publicar direto. Então fiz filme do filme. Não tá perfeito, mas dá pra assistir. Eu tb apareço no final... e até o finado Zé do Caixão porque o evento foi também uma homenagem aos seus 50 anos de carreira porque ele era do Ipiranga. Uma "pérola" gente:
Fátima ChuEcco - Jornalista/Escritora
Nenhum comentário:
Postar um comentário