sábado, 7 de janeiro de 2023

Perdeu o gatinho? Procure o quanto antes em casas vazias da vizinhança


 A gatinha Princesa (foto) recentemente deu um baita susto na sua tutora Cíntia Regina Ruggero, de SP. Como tantos outros gatos, ela escapou de casa e o instinto a levou a se enfiar em outra casa ali mesmo na vizinhança mais próxima... só que uma casa vazia.

A busca por esse tipo de abrigo é "clássica". Grande parte dos gatos que fogem de casa ou se perdem logo descobrem que um casa sem humanos é o melhor esconderijo temporário que podem ter. É nessas casas com placas de aluga-se ou vende-se... ou mesmo abandonadas, que os gatos conseguem abrigo da chuva, do frio, de cães e, claro, de humanos desconhecidos.

O perigo é ficarem presos dentro delas, como também acontece com frequência. Isso porque às vezes os gatos entram pelo forro do telhado, pulam para dentro da residência, mas depois não conseguem saltar de volta para o teto. Então uma das principais ações que se deve adotar ao perder um gato é procurar nas casas vazias (inclusive dentro delas).


Leiam o relato da Cíntia:

"Fátima, suas dicas foram cruciais pra mim! Encontrei a Princesa! Não eram nem 5h da manhã quando voltei a uma casa vazia, atrás do meu quarteirão, onde eu tinha ouvido um miado quando chamei pela minha gatinha. Retornei a essa mesma casa, chamei e ela já miou em resposta!

Ela está muito bem, Graças a Deus. Entrou numa casa vazia, sem perigo. Mas não saberia voltar porque da rua pra casa não há acesso sem passar por um local onde houve briga de gatos na madrugada do desaparecimento dela.

Fátima, fiquei com as suas dicas na cabeça. Quando despertei às 4:40h eu tinha certeza que iria chamar naquela casa e ter resposta. Deixo aqui o meu agradecimento de coração por todo o apoio e por cada dica que recebi!".

Meu comentário:  Cíntia teria errado feio e talvez nem voltasse a ver sua gatinha se, ao invés de procurar por ela bem pertinho de casa, ficasse sondando pelo bairro. E o que faz o gato atender ao chamado do tutor é a voz dele e não gravação de miados de outros gatos que, aliás, Cíntia já tinha tentado em vão. Tem que chamar e esperar para dar tempo do gato responder ou aparecer... se ele estiver em condições de fazer isso.

Pedi que Cíntia procurasse pela gata nas casas vazias mais próximas porque, diferente dos cães, gatos não saem perambulando pelas ruas e avenidas... eles tendem a se esconder no lugar quer se sentem mais seguros e a poucos metros de suas casas... na verdade, alguns se instalam nas casas vizinhas. Repasse essa dica caso conheça alguém que está com gatinho desaparecido!

Texto: Fátima ChuEcco jornalista, escritora e fundadora da @buscacats



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Penso, logo, existo e me expresso! Decifre o que eles estão sentindo!

Embora o filósofo Descartes tenha ficado mundialmente famoso com a frase "Penso, logo, existo" que na época foi associada apenas a...