quinta-feira, 24 de agosto de 2023

QUANDO NÃO FAZER NADA É A MELHOR COISA A SER FEITA





Quantas vezes a gente não se debate como um pássaro na gaiola em busca de uma solução que não virá... pelo menos não já? Mesmo assim, o pobre pássaro tenta em vão romper barreiras além de seu controle. Muita gente confunde PACIÊNCIA com PASSIVIDADE...  e DISTANCIAMENTO com DESISTÊNCIA. Mas a verdade é que ter paciência significa se dedicar a outras atividades enquanto aquela que vc teima em realizar não está fluindo ou... buscar outra inspiração e deixar, por hora, seu antigo sonho em segundo plano. Agir pode ser, no momento, a forma mais desastrosa de afundar um barco que ainda poderia desbravar um oceano inteiro... mais adiante.

A impaciência é perigosa. Pode drenar nossa energia e levar a sorte ou oportunidade embora. “Ter paciência não se trata de desistir dos objetivos, mas perceber que é possível avançar na direção deles enquanto cuida de outros aspectos da vida”, diz a obra“Toda a Sorte do Mundo”, de Theresa Cheung...  que virou meu livro de cabeceira há algum tempo. Muitos problemas se solucionam sozinhos quando aprendemos a nos distanciar deles. Para tomar  decisões sensatas é importante deixar passar um tempinho para que o calor da emoção esfrie e não termine por queimar nossos neurônios e raciocínio. O estresse impede que as pessoas pensem direito.

Algumas vezes vale mergulhar de cabeça no exato instante em que algo que vc deseja está ao seu alcance, mas noutras ocasiões o melhor é recuar e se distanciar por algum tempo. O livro sugere que quando relaxamos escutamos nossa voz interior com maior nitidez e temos mais chance de enxergar os caminhos mais claramente. Esse distanciamento pode incluir uma viagem sozinha (o) por uma estrada vazia.  ÀS VEZES É NO MEIO DO NADA QUE A GENTE SE ACHA.  Tem uma música antiga do Titãs q diz assim: “As respostas estão no chão, vc tropeça e acha solução”. Por isso que inúmeras vezes TUDO QUE SE TEM A FAZER É NÃO FAZER NADA.

Minhas reflexões a respeito de trechos do livro Toda a Sorte do Mundo 
Fátima Chuecco, jornalista e escritora
Texto de 2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...