quinta-feira, 24 de agosto de 2023

QUANDO NÃO FAZER NADA É A MELHOR COISA A SER FEITA





Quantas vezes a gente não se debate como um pássaro na gaiola em busca de uma solução que não virá... pelo menos não já? Mesmo assim, o pobre pássaro tenta em vão romper barreiras além de seu controle. Muita gente confunde PACIÊNCIA com PASSIVIDADE...  e DISTANCIAMENTO com DESISTÊNCIA. Mas a verdade é que ter paciência significa se dedicar a outras atividades enquanto aquela que vc teima em realizar não está fluindo ou... buscar outra inspiração e deixar, por hora, seu antigo sonho em segundo plano. Agir pode ser, no momento, a forma mais desastrosa de afundar um barco que ainda poderia desbravar um oceano inteiro... mais adiante.

A impaciência é perigosa. Pode drenar nossa energia e levar a sorte ou oportunidade embora. “Ter paciência não se trata de desistir dos objetivos, mas perceber que é possível avançar na direção deles enquanto cuida de outros aspectos da vida”, diz a obra“Toda a Sorte do Mundo”, de Theresa Cheung...  que virou meu livro de cabeceira há algum tempo. Muitos problemas se solucionam sozinhos quando aprendemos a nos distanciar deles. Para tomar  decisões sensatas é importante deixar passar um tempinho para que o calor da emoção esfrie e não termine por queimar nossos neurônios e raciocínio. O estresse impede que as pessoas pensem direito.

Algumas vezes vale mergulhar de cabeça no exato instante em que algo que vc deseja está ao seu alcance, mas noutras ocasiões o melhor é recuar e se distanciar por algum tempo. O livro sugere que quando relaxamos escutamos nossa voz interior com maior nitidez e temos mais chance de enxergar os caminhos mais claramente. Esse distanciamento pode incluir uma viagem sozinha (o) por uma estrada vazia.  ÀS VEZES É NO MEIO DO NADA QUE A GENTE SE ACHA.  Tem uma música antiga do Titãs q diz assim: “As respostas estão no chão, vc tropeça e acha solução”. Por isso que inúmeras vezes TUDO QUE SE TEM A FAZER É NÃO FAZER NADA.

Minhas reflexões a respeito de trechos do livro Toda a Sorte do Mundo 
Fátima Chuecco, jornalista e escritora
Texto de 2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gatinho perdido há 15 dias estava na casa de um pitbull. Como pode?

Quando gatinhos se perdem os tutores procuram em todo lugar, menos nas casas onde vivem cachorros. Mas o gatinho Pesto, de SP, prova o impro...