segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

MUTANTES ENTRE NÓS!



MUTANTE = HUMANO COM HABILIDADES SOBREHUMANAS.  Não digo “poderes”, mas habilidades raras e muito bem desenvolvidas. Assim é o francês Philippe Petit, equilibrista que atravessou em um cabo a distância entre as duas Torres Gêmeas (EUA) ou 42m a 411 m do solo em 1974. Hoje, aos 66 anos e vivendo em Nova York, Philippe pode dizer que nunca deixou de realizar seus sonhos por mais impossíveis que parecessem. Ele tinha apenas 24 anos quando paralisou NY com a travessia entre as torres.



Mas há de se destacar: não foi UMA vez. Foram SEIS vezes de uma ponta outra durante 45 minutos. E MAIS: ele DEITOU de corpo inteiro no cabo. Isso é SOBREHUMANO. A arte ou esporte de se andar sobre cabos e cordas a grandes alturas fascina várias pessoas. É uma atividade que exige técnica, equilíbrio e é possível para muitas pessoas que praticam. Mas o que Phillppe Petit fez não se consegue apenas com treino e boa vontade. É uma habilidade que foge da normalidade.

Antes do Word Trade Center, Philipe já tinha atravessado com cabo a Catedral de Notre Dame (Paris) e a Sydney Harbour Bridge (Austrália), mas nunca tinha treinado em nada sequer parecido com a moderna estrutura das Torres Gêmeas. E no dia da travessia tudo aconteceu pra dar errado. Tudo. Mas Philippe continuou com seu plano e conseguiu realizar seu sonho nascido quando ele tinha 18 anos. Houve planejamento, estudo... ajuda de outras pessoas para os preparativos... mas somente quem assiste Philipe atravessando as Torres Gêmeas entende que aquilo é realmente algo fora das possibilidades humanas “comuns”.



Philippe quis fazer nova travessia quando se anunciou que as Torres seriam novamente erguidas após o atentado de 11 de setembro. No entanto, as novas estruturas não possibilitaram uma nova empreitada devido à falta de configuração para a atividade de cabo. O artista, que prefiro chamar de mutante, escreveu oito livros e sua história foi descrita no documentário “Man on Wire” que levou o Oscar de 2009. Em 2015 sua vida voltou as telas no filme “A Travessia” que é também excelente.




Philippe lembra muito o escapista e ilusionista Houdini – outro mutante que se libertava de correntes e cadeados em tanques de água e lagos congelados. Houdini saltava de grandes alturas e arriscava a vida das mais diferentes formas. Suas habilidades também eram sobre-humanas. Mas por ironia do destino, esses humanos espetaculares se machucam e até morrem de maneiras, digamos, tolas. 

Houdini levou uma série de socos de um estudante e teve seu apêndice rompido. Philippe se machucou uma única vez, em 1986, quando caiu de uma altura de 14 m... mas vejam caiu de 14 m e não dos 411 m das Torres Gêmeas. Vejam os filmes sobre Philippe. Ele é realmente genial! Agora dá palestras e faz pequenas apresentações... menos arriscadas, é claro, afinal, mutante também envelhece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista Internacional: Conheça J`accuse, o cãopanheiro de Lupin (Série Netflix)

Quem acompanha a série "Lupin" da Netflix já deve ter se encantado com o cachorrinho adotado pelo personagem Assane Diop, interpr...