domingo, 18 de fevereiro de 2018

“O Touro Ferdinando” mostra abatedouro em detalhes e é um desenho fabuloso para crianças e adultos


Numa rara ousadia em animações infanto-juvenis do cinema, o filme “O Touro Ferdinando”, que é dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha (A Era do Gelo e Rio), mostra o interior de um abatedouro na Espanha desde o compartimento onde os bois são içados até o momento final, passando por várias máquinas de corte e amaciamento da carne.

Mas Calma! Nenhum boi é morto no desenho! A turma de bois que entra no frigorífico escapa com vida e por isso mesmo a animação é formidável para ser mostrada a filhos, netos e sobrinhos. Professores deveriam exibir Ferdinando na escola como um trabalho extra-curricular. Vegetarianos e veganos deveriam exibir esse desenho em seus eventos e para suas crianças.

O Touro Ferdinando concorre a indicações ao Oscar 2018 nas categorias de Melhor Animação, Melhor Canção Original e Melhor Trilha Sonora. O filme segue o conteúdo do clássico de Walt Disney que, na época, teve apenas 7 minutos de duração. Veja abaixo:



Escrito em 1936 pelo autor americano Munro Leaf,  chegou aos cinemas norte-americanos em 25 de novembro de 1938 e ganhou Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação, categoria na época chamada de "Curta-Metragem - Cartoons".
A nova versão tem muita cor, humor, personagens incríveis e um enredo maravilhoso que nos prende do começo ao fim. 

                                            Desenho original de 1936

Muita ação, muita emoção, especialmente no final, quando Ferdinando, já na arena da tourada, fica na mira da espada. O final é feliz, então os mais sensíveis não precisam ter medo de assistir. A animação é recheada de mensagens de amizade, compaixão e amor.

Fui ver no cinema sozinha, sem a companhia de nenhuma criança e me surpreendi ao perceber pelo menos mais umas sete mulheres também vendo o filme sem menores de idade ao lado. Embora o filme seja todo construído para ter uma linguagem acessível as crianças é uma ótima dica para os adultos também, especialmente, os que amam os animais e são contra as touradas.



Eu vi a versão antiga quando era criança e tenho certeza que o filme teve influência na formação de minha personalidade. Nunca me saiu da memória o touro Ferdinando cheirando flores. Como neta de espanhola nascida na Província de Múrcia, em casa tinha até uma castanhola. Minha mãe contava que tinha tios toureiros que ficaram na Espanha e, provavelmente, lá morreram na época da guerra que fez minha avó fugir para o Brasil. Mas minha mãe detestava touradas (embora nunca tivesse visto uma pessoalmente já que nasceu no Brasil).

Acredito que para a causa animal, um dos pilares mais importantes, talvez essencial e básico, é atingir as novas gerações. Ainda que esteja sendo feito um trabalho consistente e permanente no sentido de proteger os animais em todo o mundo, isso tudo pode se perder se as novas gerações não derem continuidade, mas elas só farão isso se forem motivadas com filmes como o do Ferdinando e livros que incentivem o respeito aos animais.

Não percam! Ainda está em cartaz em uns poucos cinemas e deve entrar no Now em breve. Veja o trailer





3 comentários:

  1. Já queria assistir e depois de ler o texto não vejo a hora!!!

    ResponderExcluir
  2. Amei o filme, a mensagem da senciência e desejo pela vida e liberdade está latente em todas as cenas. Indico pra todo mundo!

    ResponderExcluir
  3. O filme é simplesmente perfeito! Eu esperava ver uma animação bem feita e uma estória até triste e melancólica, mas do início ao fim o tom é positivo. Pais e filhos vão adorar os personagens e aprender preciosas lições de otimismo consciente, de bondade e amizade, enquanto se divertem a valer. Uma ótima pedida para as férias, vale o ingresso e a pipoca da família inteira. Honestamente, é um dos melhores filmes de animação que vi no ano passado. Envolvente desde os primeiros minutos, a sensível estória leva a gente a pensar sobre como encaramos nossa vida. É muito fácil se identificar com os personagens e seus dramas, e o mais surpreendente é que há tanto bom humor que o peso do contexto (um touro que tem como destino uma tourada não é nada mais do que uma alegoria da humanidade rumando para o final inevitável da morte) permanece como uma leve ameaça constante porém sem dominar os sentimentos do espectador.

    ResponderExcluir

Penso, logo, existo e me expresso! Decifre o que eles estão sentindo!

Embora o filósofo Descartes tenha ficado mundialmente famoso com a frase "Penso, logo, existo" que na época foi associada apenas a...