Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre das amarras tradicionais e de condutas engessadas, tanto na vida corporativa quanto na vida pessoal. Estudos mostram que quanto mais as pessoas são curiosas (assim como os gatos naturalmente são), mais elas se tornam criativas porque passam a conhecer muitos elementos e caminhos novos. Por isso, na busca por pessoas talentosas, as empresas tentam descobrir quais os candidatos mais curiosos: os que mais perguntam, exploram o conteúdo de trabalho, fazem pesquisas, se interessam pelos demais companheiros e procuram aprender com eles.Ser curioso é o PRIMEIRO PASSO para PENSAR FORA DA CAIXA.
A revista Harvard Business Review Brasil aborda esse tema com excelência e, inclusive, traz na capa um GATO. A matéria, assinada por Francesca Gino, diz "A curiosidade é muito mais importante para o desempenho de uma empresa do que se imagina". Alguns trechos a destacar:
"A CURIOSIDADE MELHORA A INTELIGÊNCIA. Aumenta a perseverança e a determinação"
"Quando nossa curiosidade é instigada, as decisões são tomadas com mais racionalidade e as soluções são mais criativas. Além disso, a curiosidade leva os funcionários a terem mais respeito por seus líderes e a desenvolver relações de trabalho mais confiáveis e colaborativas com os colegas"
"Quando exploramos outros terrenos, ouvir é tão importante quanto falar: ajuda a preencher as lacunas do nosso conhecimento e a identificar outras questões para investigar"
"Pro que evitamos fazer muitas perguntas? Porque temos medo de ser julgados como incompetentes, indecisos ou pouco inteligentes. No entanto, ao fazermos perguntas, promovemos conexões mais significativas e resultados mais criativos"
"O por que das coisas está sempre presente no vocabulário das crianças, pois sua necessidade de entender o mundo que as cerca é insaciável.Elas não têm medo de fazer perguntas e não se preocupam com o que os outros irão pensar. Mas quando nos tornamos adultos geralmente reprimimos nossa curiosidade"
"Mas para criar e inovar é essencial manter o sentido de encantamento. Os líderes mais eficientes procuram formas de despertar a curiosidade dos funcionários para alimentar o aprendizado e a descoberta"
E VOCÊ... PENSA DENTRO OU FORA DA CAIXA?
Nenhum comentário:
Postar um comentário