terça-feira, 25 de junho de 2024

Matando 2 milhões de gatos a Austrália inaugura a face cruel da AI - Inteligência Artificial


A polêmica sobre os gatos selvagens da Austrália vem de longe numa incansável luta de protetores contra  a intenção do governo daquele país em exterminar (isso mesmo - exterminar) milhões de pequenos felinos. 

Segundo o boletim do dia 24 de junho da Fundação Brigitte Bardot (FBB), infelizmente o governo australiano venceu essa batalha e os gatos serão envenenados por robôs guiados por AI (inteligência Artificial). O veneno será pulverizado na direção dos gatos. Como esses animais se lavam diariamente com a língua estarão se envenenando e morrendo de uma das piores formas.


Reflexão: Toda Ação tem uma reação no sentido contrário e com a mesma intensidade

Aqui vale aquele velho ditado "Toda ação tem uma reação". Será que esse mesmo veneno que matará de forma agonizante milhões de gatos também não contaminará o solo onde vivem os insetos e outros alimentos para os próprios pássaros que se pretende proteger? Os gatos se deitam no chão, se roçam nas árvores e imaginem a chuva espalhando esse veneno por toda a redondeza. Sem falar na urina, fezes e vômitos dos gatos envenenados em contato com o ambiente frequentado por tantos outros seres.

Não existe veneno capaz de prejudicar apenas uma única espécie. Pode matar apenas uma, mas faz mal a outras. Os agrotóxicos foram criados para matar apenas pragas da lavoura e, no entanto, causam câncer em humanos.

Talvez os criadores dessa ação contra gatos estejam calculando que vale a pena perder alguns indivíduos de outras espécies (como insetos, roedores e pássaros) enquanto dura a ação do veneno, afinal, passado o efeito do veneno tudo volta ao normal na fauna local. Mas esse veneno pode gerar mutações na genética de plantas, insetos e outros animais que sobreviverem.


Ainda sobre essa questão de que "toda ação gera uma reação", vale lembrar que depois que a Europa exterminou boa parte dos gatos durante a caça as bruxas, cidades foram tomadas por ratos e pela peste bubônica (peste negra). E quem salvou a humanidade? Os gatos!!! Tiveram que importar gatos e espalhar por toda parte de novo. Daí os ratos fugiram e sumiram.

Os gatos são mesmo os vilões dessa perda de biodiversidade?

Será que é justo culpar os gatos pelo desaparecimento de algumas espécies de pássaros? Será que alterações no clima e no ambiente, queimadas e desmatamento não fizeram sumir árvores, frutas e insetos que alimentavam esses pássaros nessa mesma região onde os gatos se instalaram?

Portanto:

Esse é um retrocesso da AI que deveria estar a serviço do bem e não como ferramenta de atrocidades.

 A postagem da FBB no instagram https://www.instagram.com/fondationbrigittebardot/ diz:

"Na Austrália, o governo decidiu erradicar milhões de gatos vadios usando Inteligência Artificial. Os felinos são considerados uma espécie invasora que causa estragos na vida selvagem endêmica. Como resultado, quinze robôs, movidos a energia solar, lançarão 8 mg de um gel tóxico na direção dos gatos, que eles terão reconhecido de antemão graças à sua silhueta e ao seu andar. Mais tarde, os animais se envenenarão lavando-se e ingerindo o veneno.

 A FBB está extremamente chocada com esta decisão e este método cruel. Durante vários anos, A FBB apoiou a Australia Pet Welfare Foundation para acabar com a eutanásia e propor a esterilização de animais vadios como uma alternativa ética e sustentável".

Texto: Fátima ChuEcco, jornalista, escritora e gatóloga. Diretora da editora www.miaubookecia.com e consultora da http://buscacats.blogspot.com (única consultoria especializada em gatos perdidos)

Fotos: Pixabay free

Um comentário:

  1. SORAIA CRISTINA AMENDOLA MARTUCHE CHUQUI25 de junho de 2024 às 07:48

    Lamentável, triste e cruel. Infelizmente as inovações tecnológicas ainda trarão, no meu ponto de vista, muitas coisas mais negativamente para o mundo como um todo , não somente para os indefesos animais.

    ResponderExcluir

Nossa!!!Que minissérie boa com Nicole Kidman! Vale muito ver!

Nove Desconhecidos é para quem Ama série curta com roteiro surpreendente. O nome original é "Nove estranhos perfeitos", o mesmo do...