domingo, 18 de abril de 2021

A incrível jornada de Pituca: devolvida à tutora depois de encontrada em avenida movimentada


Pituca deve inspirar muita gente que está à procura de um gatinho perdido. Ela fugiu de casa de um bairro de SP e foi parar num outro bairro próximo - o que dificultaria muito seu resgate. Mas o que aconteceu com essa gatinha foi realmente incrível e daria até um filme, pois muita coisa aconteceu em seus 20 dias de sumiço!

A tutora de Pituca, Larissa Lessa, havia deixado a gatinha, de um ano e meio e  que tem Felv (Leucemia Felina), temporariamente na casa da mãe, onde havia outros dois gatos Felv. Mas a união não deu muito certo. Larissa acredita que, aliás, foi justamente o estresse com a mudança brusca e o contato com gatos estranhos que motivou a fuga.

Pituca escapou no dia 8 de janeiro e foi encontrada por Henrique Miano no dia 27 do mesmo mês atropelada numa avenida. O rapaz parou o trânsito para resgatar a gatinha e levou-a para casa. Ele ainda a levou no veterinário e custeou inúmeros exames porque percebeu que ela estava espirrando um pouco. Fez de tudo: hemograma, exames renais e ultrassom.


A gatinha seguia tratamento veterinário na casa de Henrique enquanto ele postava fotos dela nas redes sociais  até chegar num grupo da Vila Guilherme. Foi nesse grupo que Larissa reconheceu Pituca:

"Fui buscá-la alguns dias depois. Quando ela ouviu minha voz no corredor do prédio já começou a miar. Junto com ela veio uma sacola de exames. Henrique e a esposa foram muito atenciosos com Pituca. E além do tratamento veterinário encheram ela de mimos como brinquedos e coleira. Já estavam apegados a ela. Henrique até chorou na despedida".

                                                                   Pituca e Nick

Após o resgate, Pituca foi direto para o apartamento da tutora, que é todo telado, e onde já vivia com o cãozinho Nick. É uma gatinha castrada e mansinha e que, além de voltar para casa sã e salva, ainda ganhou mais uma amiguinho:

"O Henrique estava tentando doar o Jack, que é Felv também. Então resolvi dar uma chance pro Jack na nossa casa", conta.

Uma história mais encantadora que a outra

Eu me interessei pela história do resgate da Pituca porque administro um grupo no facebook chamado Gatos Perdidos e Encontrados em SP. Os finais felizes inspiram e dão dicas para quem está à procura de um gatinho perdido. Por isso gosto de contar essas histórias.

Mas a jornada da Pituca levou a outra história igualmente inspiradora: a dela ter uma tutora que, ao adotá-la, não se importou com o fato dela ser Felv, cuja mãe também tem dois gatos Felv e por esse episódio contribuir para que mais uma gatinho Felv ganhe um lar: o Jack.

                                                                             Jack

Vale lembrar que Felv não ó fim do mundo. A doença pode ser controlada e vários gatinhos conseguem viver bem. A única restrição é que, por ser uma doença contagiosa, os gatinhos Felv só devem conviver de perto com outros na mesma condição.

Agora abram alas para a gente pensar na atuação do Henrique (que salvou a Pituca)

Só dá pra chamar de anjo, né?!

Quem que perdeu um gatinho e não sonha com isso? De ter um anjo bem no caminho do gatinho perdido?

Como encontrar gatos perdidos

Antes de ver a foto de Pituca num grupo, Larissa espalhou cartazes na região da casa de sua mãe, onde também sondou a vizinhança. O procedimento foi correto. Na maioria dos casos os gatos se escondem na vizinhança seja em casas, prédios, imóveis vazios ou em reforma. E não se deve desprezar de forma alguma casas onde tem cães porque é justamente onde os gatos podem ter entrado no desespero.

Portanto, procurar muito bem nesses locais mais próximos deve ser sempre o primeiro passo.

Mas em raras ocasiões o gato pode ir mais longe: se for bem mansinho alguém pode pegar e levar embora... ele tb pode entrar no motor de um carro e ir parar em outro lugar... ou ser perseguido por algum moleque ou cachorro e na correria alucinada ir parar algumas quadras depois de sua casa.

Os cartazes são essenciais. Para quem puder pagar disparos de alerta na região, essa opção também é bem válida. Postar nas redes sociais é outra coisa importantíssima.


PARA NÃO PERDER GATOS: 
Leia a matéria AQUI

Saiba mais:

Nesse blog tem várias outras matérias com muitos relatos de gatos perdidos e encontrados, além de inúmeras dicas. Basta procurar pelo título do lado direito da tela.

Foto de abertura: Pituca com os tutores Larissa Lessa e Nicolau Matsumoto, e o cãozinho Nick. Arquivo Pessoal

Fátima ChuEcco - jornalista, escritora e administradora do grupo Gatos Perdidos e Encontrados em SP

Site www.miaubookecia.com



3 comentários:

  1. Linda história e belas palavras! Fico feliz em ter participado.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Que anjo esse Henrique hein!! Final feliz para a Pituca e para o Jack tbm !!!

    ResponderExcluir

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...