sexta-feira, 23 de abril de 2021

GATEIRA DE PRIMEIRA VIAGEM: "Meu gato quer comer o dia todo! É normal?"


 Antes de mais nada é preciso reforçar que "gato não é cachorro", portanto, não se alimenta como tal. Tenho visto diversos posts nas redes sociais com "gateiras de primeira viagem" oferecendo comida aos gatos APENAS duas vezes por dia, como é costume se fazer com cachorros no Brasil. E então elas se surpreendem com o fato do gatinho ficar desesperado atrás delas pedindo mais comida.

Então, essa matéria é para esclarecer que os gatos precisam comer pequenas porções de comida várias vezes ao dia/noite. O sistema digestivo deles têm essa necessidade de comer pouco e repetidas vezes, inclusive, alguns gatos têm costume de se alimentar de madrugada e isso é totalmente normal e saudável.

O correto é encher o pratinho deles de ração seca e deixá-los ir comendo conforme tiverem vontade. O sachê de ração úmida pode ser dado em frações também: um pouco de manhã e um pouco de noite, por exemplo. E é interessante oferecer ração seca e úmida diariamente. 

Para quem deseja uma alimentação natural, o correto é procurar um especialista no assunto. Alguns veterinários são também formados em nutrição animal. Comida natural precisa saber dar porque tem vários ingredientes altamente tóxicos para cães e gatos como, por exemplo, a cebola e o alho. 

Inclusive, para quem gosta de dar atum em lata, CUIDADO!!!! Não pode dar atum mergulhado em caldo vegetal, temperado ou em óleo... tem que ser o atum ao natural.

Alimentar um gato duas vezes por dia pode comprometer seriamente sua saúde. Já pensou se a tutora esquece de dar a ração ou tem um contratempo e não volta para casa fazendo o gato passar 24 horas ou mais sem alimento?

Para se ter uma ideia, um gato não pode ficar sem se alimentar por 48 horas porque isso pode desencadear um problema hepático seríssimo que leva ao óbito.

Mas então como vivem os gatos de rua? Bem... alguma coisa eles acham pra comer, nem que seja uma barata ou resto de comida. E se não acharem tendem a adoecer também.

Então, se vc está cuidando de um gatinho pela primeira vez, tenha isso em mente: gato não é cachorro e precisa ter sempre o pratinho cheio de comida.

Agora, essa questão tem um outro lado:

Se mesmo colocando comida com frequência no pratinho, seu gatinho devora tudo feito louco, o motivo pode ser um desses: eles está com verme; ração é de baixa qualidade e não satisfaz o gato ou ele pode estar com hipertireoidismo, que é uma disfunção que aumenta bastante o apetite embora o gato não engorde e, pelo contrário, até emagreça. No caso de ser essa doença acesse uma matéria completa sobre esse assunto AQUI

Leia também GATEIRA DE PRIMEIRA VIAGEM: "Meu gato não faz xixi e cocô na areia" acessando AQUI


Fotos da matéria: Pixabay Free

Fátima ChuEcco

Jornalista e Escritora, especializada em matérias sobre gatos

Site www.miaubookecia.com 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...