sexta-feira, 15 de abril de 2022

Gatinha surda está entre as centenas de gatos abandonados e feridos na Ucrânia. Ajude compartilhando!


"Kitty não ouve o perigo e acredita que tudo ao seu redor é bom e bonito, como ela". Com essa frase a gatinha da foto, diagnosticada como surda, é apresentada no Facebook https://www.facebook.com/cherryneedshome/ por três ucranianas que estão tentando encontrar lares para gatos "orfãos" da guerra.

Cada post de gatos resgatados entre escombros e destroços de mísseis menciona da onde é o bichinho e em que condições ele está, além de um contato para quem puder ajudar ou adotar.

Uma das fotos mais famosas foi a desse gatinho flagrado pela imprensa internacional e que já está em local seguro:



O Facebook https://www.facebook.com/cherryneedshome/  tinha intenção de, inicialmente, encontrar um lar para a gatinha Cherry, mas diante do número enorme de gatos que ficaram perdidos, feridos e sem ter o que comer, as postagens passaram a divulgar outros casos como a da gatinha Sonia que tem 19 ANOS e está sozinha. Ninguém sabe onde estão seus tutores e ela corre risco de ficar nas ruas de Kharkiv, ruidosamente atacada.


A situação é muito trágica e perigosa para humanos e animais. Não sabemos se essas pessoas que estão fazendo de tudo para salvar outras vidas poderão continuar com suas nobres missões. Na verdade, elas nem deveriam estar nessa situação porque atacar civis é crime de guerra e, dependendo das ações violentas, pode também ser crime contra a humanidade. 

Mas a invasão russa atropelou toda e qualquer regra ética e fica difícil prever o que sobrará da Ucrânia... um país onde o povo, em geral, aprecia muito a companhia de "amigos" de quatro patas. Enquanto isso, o resto do mundo não reage na mesma medida contra a Rússia por razões econômicas.

Nós, do outro lado do mundo, podemos ajudar compartilhando páginas como essa para alcançar mais pessoas.


Ainda no Facebook tem a página https://www.facebook.com/RudawGeneration e Instagram @rudawgeneration que tem divulgado muitos vídeos de resgates de animais ou de tentativas de ajuda aos cães e gatos que andam atordoados pelas cidades bombardeadas.

Texto: Fátima ChuEcco, jornalista, escritora e consultora sobre gatos perdidos. Fundadora da editora MI-AU Book www.mniaubookecia.com @miaubookecia e da BuscaCats @buscacats

Um comentário:

Entrevista Internacional: Conheça J`accuse, o cãopanheiro de Lupin (Série Netflix)

Quem acompanha a série "Lupin" da Netflix já deve ter se encantado com o cachorrinho adotado pelo personagem Assane Diop, interpr...