terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

Paixão por Brócolis: pesquisas mostram potencial anticancerígeno do brócolis


Esse post é inspirado em artigo que li na internet recentemente e que dizia: "Lugar de médico é na cozinha". E pensei: "Então de pacientes mais ainda!". O artigo que apontava os benefícios de uma alimentação baseada em legumes e verduras e, especialmente no consumo frequente do brócolis, me motivou a mergulhar mais no assunto.

Foi assim que me deparei com o site https://paixaoporbrocolis.com.br/beneficios-para-a-saude/  , da Sakata Seed Sudamerica que recomento muito. O site tem receitas deliciosas e, inclusive, inusitadas como o flan e a gelatina de brócolis. Bem curiosas essas receitas porque estamos acostumados a enxergar o brócolis como um alimento para se consumir salgado. Acesse https://paixaoporbrocolis.com.br/receitas/


Abaixo estão trechos do site explicando o potencial preventivo e curativo do brócolis:

"Rico em proteínas, cálcio, magnésio, manganês, selênio, ferro, zinco, ácido fólico, fibras, flavonóides e vitaminas, principalmente A, C e E, esse vegetal vem sendo estudado ao longo dos últimos 20 anos e já apresentou resultados eficazes reduzindo a taxa de incidência de diversos tipos de câncer, como cólon, bexiga, mama, útero, próstata, pulmão, esôfago e laringe, entre pessoas que consomem grandes quantidades do vegetal.

Isso porque os pesquisadores descobriram que algumas substâncias presentes no brócolis, como o sulforafano, ajudam a inibir a evolução dos tumores e seu crescimento, amplificando a ação de enzimas protetoras do organismo.


Um estudo realizado na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, demonstrou, pela primeira vez, que o sulforafano – poderoso agente anticâncer presente no brócolis – é liberado de seu composto original por bactérias que vivem no intestino grosso, e é então absorvido pelo organismo.

“Essa descoberta abre a possibilidade de que possamos aumentar a atividade dessas bactérias no cólon, aumentando o poder que o brócolis tem na prevenção do câncer”, afirma Elizabeth Jeffery, uma das autoras da pesquisa.

Anticâncer e anti-inflamatório

Segundo Jeffery, o sulforafano é um agente anticâncer extremamente potente: “A quantidade obtida de 3 a 5 porções por semana, que é menos que um raminho diário de brócolis, é suficiente para ter efeito anticancerígeno. Com muitos dos outros alimentos bioativos de que ouvimos falar, são necessárias quantidades muito maiores para obter um resultado que possa ser medido".

O sulforafano também possui propriedades anti-inflamatórias, que são vistas com interesse pelos cientistas por sua capacidade de combater os efeitos de muitas doenças crônicas que acompanham a obesidade e o envelhecimento".


SAIBA MAIS

O site do CTCAN - Centro do Tratamento do Câncer" aponta que o brócolis é o vegetal que mais possui sulforafano entre outros componentes que previnem e combatem o câncer. Leia a matéria completa (e bem informativa) AQUI ou acessando https://ctcan.com.br/brocolis-contem-substancias-que-previnem-cancer-e-ajudam-pacientes-em-quimioterapia/

No portal da Embrapa www.embrapa.br - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária outro artigo comenta os benefícios do brócolis: "Especialistas de vários países já reverenciam o brócolis como um superalimento por sua ação anticâncer e defendem que o vegetal deve ser introduzido na rotina alimentar". Leia o artigo completo AQUI

Pesquisa e texto: Fátima ChuEcco, jornalista e escritora (trajetória ao lado direito do blog)

Fotos: Pixabay Free


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista Internacional: Conheça J`accuse, o cãopanheiro de Lupin (Série Netflix)

Quem acompanha a série "Lupin" da Netflix já deve ter se encantado com o cachorrinho adotado pelo personagem Assane Diop, interpr...