quarta-feira, 3 de julho de 2024

Crianças ajudam a matar 370 gatos na Nova Zelândia em apenas 24 horas


O último final de semana de junho foi um pesadelo para os gatos selvagens numa região rural da Nova Zelândia. O mais chocante é que a matança de 370 gatos, incluindo filhotes, contou com a ajuda de 460 crianças motivadas pelos adultos. Houve atraente prêmio em dinheiro para quem matasse mais gatos e também para quem matasse o maior gato.


O vencedor reuniu 65 corpos (com certeza alguns nem totalmente mortos) e também foi dado prêmio para o matador de um gato com quase 7 quilos. Essa competição acontece anualmente na Nova Zelândia para a caça (igualmente cruel) de veados, porcos do mato, patos, ratos, gambás e coelhos. Mas desde o ano passado passou a incluir os gatos com a alegação de que eles destroem a vida selvagem.


Essa é a mesma alegação que o governo australiano usa para por fim à vida de 2 milhões de gatos selvagens. Em matéria recente publicada em jornais do mundo inteiro, e também neste blog, o governo confirmou a decisão de usar robôs para espirrar veneno diretamente nos gatos levando-os a uma morte terrível à medida que eles comecem a se lamber.


Claro que a medida australiana terá consequências ambientais inimagináveis. Os próprios pássaros que se pretende proteger sofrerão com o veneno. O solo, o meio ambiente, tudo ficará contaminado com a urina, fezes e vômitos dos gatos envenenados. Pássaros, insetos e plantas morrerão ou sofrerão mutações. 


Pássaros somem com a perda do meio ambiente por queimadas (principalmente as criminosas), desmatamento, expansão urbana e crise climática. Tudo isso faz os pássaros perderem árvores para se abrigarem e alimento para seu sustento. Porém é mais fácil culpar os gatos pelo desaparecimento das aves do que assumir que é o próprio homem que tem devastado a vida selvagem.

Sobre a Austrália você entende melhor a situação clicando no link abaixo:

https://jornalistafatima.blogspot.com/2024/06/matando-2-milhoes-de-gatos-australia.html

Veja matérias sobre esse triste acontecimento na Nova Zelândia em jornais internacionais acessando os links abaixo:

 https://www.barrons.com/news/new-zealand-cat-killing-contest-vows-to-keep-hunting-crazy-felines-f74c2286

https://www.theguardian.com/world/article/2024/jul/02/new-zealand-feral-cat-killing-competition

https://www.youtube.com/watch?v=Sn5VuvOKX9k


E sobre essa atrocidade na Nova Zelândia fiz um vídeo com legendas em português e inglês sem cenas fortes, apenas pedindo mais amor aos gatos e soluções éticas de controle populacional porque elas certamente existem. 


Se puder, ajude a compartilhar a matéria e esse vídeo. Quem sabe chegando a muitas ONGs, ambientalistas, protetores e gente sensata, providências éticas e humanas em favor de "toda" vida selvagem comecem a surgir.


Fátima Chu🌎Ecco - jornalista amante dos animais, apaixonada por gatos e defensora do meio ambiente


Um comentário:

  1. Dois crimes contra indivíduos vulneráveis. O extermínio de animais cujas vidas mereciam ser respeitadas e contra as crianças, que deveriam ser resguardadas da exposição à qualquer tipo de violência

    ResponderExcluir

Todos têm a fé instalada, mas é preciso acioná-la para funcionar

Se tem uma palavra conhecida em todo o mundo e que é também a base de toda religião, doutrina ou seita, essa palavra é a Fé.  E mesmo quem n...