segunda-feira, 9 de maio de 2016

ANIMAIS FAZEM PARTE DE FAMÍLIAS HUMANAS. VOCÊ CONCORDA COM ISSO?

  Alôncio, resgatado de um centro de pesquisa universitário para fazer parte da família de Gabriela

URGENTE: SE VOCÊ CONSIDERA SEU CACHORRO OU GATO UM MEMBRO DA SUA FAMÍLIA CORRA JÁ PARA O SITE DA CAMPANHA http://todasasfamilias.com.br/  e escreva uma frase incluindo os animais como membros das famílias humanas (pode também anexar uma foto do seu cachorro ou gato). A CAMPANHA FOI CRIADA ESPECIALMENTE PARA REDEFINIR A PALAVRA “FAMÍLIA" NO DICIONÁRIO HOUAISS. 

No Fantástico de ontem (08/05), foi entrevistado o diretor do dicionário, Mauro Villar, que explicou a necessidade de se atualizar o termo uma vez que a realidade atual mostra novos tipos de famílias humanas. Ele diz: “Se o meio social se altera, novos conceitos aparecem e é preciso acompanhar essa dinâmica para espelhar o mundo”.

Ocorre, no entanto, que a reportagem não mostrou famílias onde cães e gatos são considerados membros, como se pertencer a uma espécie animal diferente fosse empecilho para um animal ser considerado membro da família. Sabemos que não é. Quantas pessoas hoje em dia não se referem aos cães e gatos como “filhos”? Quantas pessoas não têm como único companheiro um animal de estimação? Para muitas pessoas um cão ou gato pode ser a única “família”. 

Blake, adotado de um abrigo para viver com Gleen nos EUA, que mora sozinho e sofre convulsões diárias. Blake mordisca e acorda Gleen logo no início das convulsões salvando sua vida o tempo todo

Mauro Villar acredita que, depois de tantos depoimentos recolhidos na campanha, a melhor definição para traduzir a família atual é: “Núcleo de pessoas unidas por laços afetivos que geralmente compartilham o mesmo espaço e mantêm entre si uma relação solidária”.

Bem... eu discordo. Em primeiro lugar, essa definição aborta os laços genéticos. Ainda que não vivam juntos ou mesmo se odeiem, pessoas podem fazer parte de uma mesma família apenas pelo fator genético. Muitas pessoas compartilham o mesmo espaço sem pertencerem a uma mesma família. Isso vale para situações diversas que forçam pessoas a apenas dividirem um mesmo teto. E está cheio de gente que não divide o mesmo espaço com os pais ou irmãos, como no caso de divórcios onde os filhos passam a morar com apenas um dos pais... e, ás vezes, com nenhum deles.

E, por fim, também não acho que a relação “solidária” possa significar “família”, afinal, podemos (e até devemos) ser solidários uns com os outros independente de fazermos parte da mesma família. Por isso, escrevi a seguinte frase no site da campanha:  “Pessoas e animais ligados de forma afetiva. Cães, gatos e outros animais de estimação já fazem parte das famílias humanas”. E anexei uma foto com uma de minhas gatas.

André Bauma e Maisha em creche de gorilas na República Democrática do Congo. Eles chegam pequenos e orfãos e enxergam em André sua única família. André também diz que os considera filhos

Embora uma nova definição já esteja traçada por Mauro Villar, ela só valerá, por enquanto, para o Dicionário Houaiss da internet, o que permite novas alterações e/ou atualizações (antes que seja tarde). Por isso, AJUDEM a MUDAR o CONCEITO DE FAMÍLIA.  Percebam o quanto isso pode contribuir para conseguirmos mais proteção para os animais. Uma vez reconhecidos como da família certamente poderão gozar de mais direitos. Entrem no site, escrevam uma frase incluindo os animais como sendo da família e anexem fotos se puderem. E publiquem em suas páginas do facebook e outras redes sociais com a hastag #todasasfamilias . PROTETORES E SIMPATIZANTES DA CAUSA ANIMAL PRECISAM SE MANIFESTAR, AFINAL, COMO O PRÓPRIO DIRETOR DO DICIONÁRIO AFIRMOU "QUANDO O MEIO SOCIAL SE ALTERA, NOVOS CONCEITOS APARECEM".

8 comentários:

  1. Meus gatos meus filhos minha família

    ResponderExcluir
  2. Amo meu gato Kiko(Francisco)! Ele é meu companheiro,filho caçula!

    ResponderExcluir
  3. Sim. Apesar de ter irmãs e irmão, a minha família que mora comigo são meus filhos de 4 patas ( cães e gatos) e ainda tenho os sobrinhos de 4 patas que são os bichinhos dos meus irmãos.Amo todo mundo. <3

    ResponderExcluir
  4. Sim, eles são nossos familiares queridos, filhinhos do coração.

    ResponderExcluir
  5. Tenho filhos e até uma neta de quatro patas.

    ResponderExcluir

Entrevista Internacional: Conheça J`accuse, o cãopanheiro de Lupin (Série Netflix)

Quem acompanha a série "Lupin" da Netflix já deve ter se encantado com o cachorrinho adotado pelo personagem Assane Diop, interpr...