sexta-feira, 21 de maio de 2021

GORILAS FAZEM MÓVEIS, ARMAS E ATÉ CHINELO... TÃO ANIMAIS QUANTO NÓS!!!


Essa excelente matéria do The New York Times  fala dos gorilas mantidos em zoos e entrevista dois importantes pesquisadores mundiais de grandes primatas: Peter Singer e Frans de Waal. ATENÇÃO PRA ISSO: em um zoo os gorilas fizeram, com caixas de madeira, móveis como mesa e cadeiras, e também bandeja para alimentos, armas e até chinelos. Se não são pessoas, o que são? Animais irracionais certamente não são. Só não enxerga isso quem não quer.

Alguns especialistas abordam na matéria o caso do gorila morto recentemente num zoo e um deles até lamenta não estar próximo do local, pois, teria se oferecido para entrar no recinto e conseguir a devolução da criança sem violência (o que era realmente possível conseguir devido à postura do gorila).

Chimpanzés, gorilas, bonobos e orangotangos usam computador, aprendem cores, números, linguagem dos sinais etc. Os estudos comparam a inteligência deles com a de crianças com até 5 anos de idade, mas eu acho que passa disso fácil. Só não demonstram ainda mais inteligência porque não lhes é dada oportunidade. Logo estarão produzindo música com instrumentos musicais, nem que sejam os mais rústicos possíveis como os índios e tribos antigas de humanos faziam.

Existe uma grande discussão em torno do fato de serem mantidos em zoos. Não é mesmo o lugar certo e nem ético. Mas as florestas estão acabando e lá eles estão vulneráveis a caçadores, agricultores, avanço das cidades... O que vou dizer é muito polêmico, pra muita gente inviável e absolutamente fictício, mas acho que o lugar dos demais grandes primatas é entre nós, evoluindo e ganhando direitos como pessoas.
Não deixem de ler a matéria acessando o link abaixo

http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/the-new-york-times/2016/06/15/gorilas-em-cativeiro-criam-dilema-para-primatologistas.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...