sábado, 13 de março de 2021

Onde está Platão? Uma gatinha foi entregue no lugar dele e ele continua perdido!



Em algumas ocasiões, quando um tutor procura por seu gato perdido, acaba encontrando outro, até parecido, mas que não é o amor da sua vida. Foi o que aconteceu com Stefani Afonso de SP. Enquanto ela procurava intensamente pelo seu gatinho na Cohab II de Itaquera, levaram até ela a gata Bia que, por engano, foi confundida com Platão (foto de abertura).

Como a semelhança era grande e uma semana de sumiço pode deixar um gato saudável bem abatido, a própria Stefani ficou um pouco em dúvida no início. Mas depois foi vendo que, além de se tratar de uma gata, a pelagem era diferente da de Platão.

"Ela estava faminta. Então coloquei comida e água na garagem da casa para que ela pudesse ir se alimentando e recuperando. Como era muito mansinha desconfiei que pudesse também ter uma tutora à procura dela, tão desesperada quanto eu na busca por meu gato Platão", conta.

A suspeita de Stefani se confirmou logo no dia seguinte quando a tutora da gatinha Bia foi buscá-la:

"Minha gata tem quase 16 anos e vai, no máximo, até a frente de casa. Mas quando desapareceu por três dias já sabia que algo tinha acontecido. Alguém achou que Bia era Platão e a pegou sem que eu visse. Então a levou até a casa do pai da Stefani", conta Maria do Carmo que também mora na vizinhança.

                                        Bia foi confundida com Platão e levada 
                                               embora quando estava na frente de sua casa 

Casos assim são mais comuns do que se imagina, principalmente quando tem alguma recompensa envolvida na busca. Pessoas mal-intencionadas podem até sequestrar animais bem parecidos com os que estão perdidos visando a recompensa. Mas também pode ocorrer um equívoco. Alguém pode ver um gatinho parecido e realmente achar que é aquele que está perdido.

Eu mesma, quando estive à procura de minha gata perdida, atendi inúmeros chamados de pessoas que acreditavam ter encontrado a Rebecca. Ocorre que, sendo uma gata rajada, do tipo gato do mato, outros gatos como ela existiam por toda parte. E eu mesma acabava ficando em dúvida quando me mostravam um gato no telhado ou vivendo em alguma casa abandonada.

Então foquei em dois detalhes: no "M" que ela tinha na testa e que era muito perfeitinho, e no seu comportamento "selvagem". Assim, se a gata podia ser vista de dia e permitia certa aproximação de pessoas estranhas, certamente não era minha gata que fugia até da própria sombra.

 
Para distinguir Rebecca Selvagem de outros gatos parecidos 
foi preciso focar no M de sua testa e no seu comportamento extremamente arredio

Dupla proteção

A sorte de Bia foi que um morador da redondeza soube do sumiço dela e também da gatinha que Stefani estava acolhendo. Então ele avisou a tutora de Bia que foi imediatamente buscá-la.  

Mas já pensou se o desfecho fosse diferente e a tutora de Bia não ficasse sabendo de seu paradeiro?

Esse caso reforça a importância das redes de proteção, não somente para evitar que os gatos passem por inúmeros perigos nas ruas, como também para impedir que gatinhos mansos, que ficam de vez em quando na calçada ou na frente de casa, sejam levados embora por alguém querendo uma recompensa ou até por alguém com boa intenção achando que encontrou o bichano perdido. Nessa minha matéria dou dicas de quais redes são as mais adequadas. Acesse AQUI

Onde está Platão?

Stefani  ainda não achou Platão, mas pelo menos recebeu uma pista assim que estendeu a mão para Bia. Foi como se, ajudando a gatinha, tivesse recebido uma recompensa. Uma vizinha informou que viu Platão no muro e o assustou com água para que ele fosse embora. E ele foi. O lado bom dessa pista é que ao menos Stefani agora sabe que ele, provavelmente, continua no quarteirão, escondido em algum lugar.



Ela  mergulhou numa busca intensa e está fazendo tudo direitinho: falando com vizinhos e estabelecimentos comerciais, procurando em locais abandonados, vazios ou em construção/reforma, colando cartazes, disparando alertas com empresa especializada, colocando ração na frente e fundos da casa, falando com gatinhos de rua (leia mais sobre esse método AQUI) e, claro, orando.

Por isso, encontrar Platão pode ser apenas uma questão de tempo. No grupo que administro do Facebook de Gatos Perdidos e Encontrados em SP todos podem colaborar compartilhando os posts de gatinhos perdidos, lendo e repassando as dicas que também posto na página e se inspirando com as histórias felizes. Acesse o grupo AQUI

Fátima ChuEcco - Jornalista e escritora  Site www.miaubookecia.com


                                         Consultoria Personalizada




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista Internacional: Conheça J`accuse, o cãopanheiro de Lupin (Série Netflix)

Quem acompanha a série "Lupin" da Netflix já deve ter se encantado com o cachorrinho adotado pelo personagem Assane Diop, interpr...