sexta-feira, 12 de março de 2021

Como o gatinho Xodó conseguiu voltar para casa depois de 13 dias?


Essa é uma pergunta que a gente teria que fazer ao próprio Xodó, pois, são muitas as hipóteses ligadas a seu retorno depois de 13 dias desaparecido. No entanto, vale lembrar que um conjunto de ações é muito importante conforme conta a tutora Jaqueline Correa de SP:

"Seguimos todas as dicas possíveis. Falamos com todos os vizinhos, colocamos cartazes na região e também entregamos pessoalmente para as pessoas. E, além da orações, também falamos com gatinhos que vivem soltos na rua".

Jaqueline se refere a um método que tem se tornado popular e que consiste em pedir ajuda para outros gatos. Nesse blog você pode ler mais relatos de pessoas que encontraram seus gatos perdidos dessa forma. Acesse AQUI

No dia 9 de março Xodó voltou para casa, mas não conseguiu entrar porque portas e janelas estavam fechadas. Foi então que a mãe de Jaqueline ouviu um miado e ao checar se deparou com Xodó.

"Ele sumiu numa terça-feira e voltou no mesmo horário de uma outra terça. Estava limpinho, então creio que ficou em algum lugar onde conseguiu ser cuidado, mas também notei que estava abatido e amuado. Então estamos tratando da saúde dele".

Jaqueline conta que os outros quatro gatos da casa fizeram festa com o retorno de Xodó e, principalmente, a gatinha Raquel que o encheu de lambidas (foto abaixo).


Nesse caso, a somatória de ações certamente contribuiu para o retorno do gatinho. Alguém da vizinhança talvez estivesse com ele sem deixá-lo sair e, às vezes, nem foi por mal. Pode ter sido alguém que apenas quis ajudá-lo, mas ao ver os cartazes deixou ele sair.

Pode ser que Xodó ficou sem poder sair de uma casa onde havia cachorros e teve de aguardar o momento certo para escapar. Talvez tenha ficado preso sem querer em algum imóvel vazio ou nos fundos de uma loja... qualquer coisa assim.

E quem sabe os gatinhos com quem Jaqueline "conversou" na rua não deram um empurrãozinho para Xodó encontrar o caminho de volta para casa?

De qualquer forma, a busca a pé pelas redondezas e a divulgação por meio de cartazes e redes sociais são fundamentais. Veja mais detalhes de como fazer isso acessando uma outra matéria minha AQUI

Proteção Essencial

E, por fim, fica a sugestão de colocar rede de proteção em toda casa ou apartamento. As ruas são cheias de perigos e nem todo gatinho tem a sorte que Xodó teve. Também é necessário escolher redes apropriadas. Eu mesma, quase perdi uma gata por conta de uma rede de plástico que tinha no portão de casa. Claro que depois que recuperei minha gatinha cuidei melhor da segurança dela. Veja minhas dicas de redes AQUI

Acesse também o grupo que administro de Gatos Perdidos e Encontrados em SP onde vários relatos sobre gatos encontrados podem inspirar as buscas por um bichano que ainda está perdido.




Fátima ChuEcco - jornalista e escritora

Site www.miaubookecia.com 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...