sexta-feira, 27 de agosto de 2021

BAZAR neste domingo (29) para ajudar os Gatos do Museu do Ipiranga




O grupo de voluntários que presta assistência aos gatos que vivem no Parque Independência fará um megabazar neste domingo, dia 29 de agosto, para arrecadar fundos. Itens novos e seminovos como móveis, artigos de cozinha, objetos de decoração, livros, bijuterias, roupas e sapatos estarão à disposição numa área do Restaurante Casa Ipiranga 22 que, durante o evento, também permanecerá fornecendo pratos quentes e frios.

O tratamento que os gatos do Museu do Ipiranga recebem há décadas virou referência e exemplo de ética e boas-práticas para com os animais comunitários. Já foi assunto de mídia nacional e internacional destacando o esforço dos voluntários em castrar, vacinar, alimentar, cuidar dos doentes e feridos, buscar lar temporário e adoção.

Muita gente não sabe que ao cuidar dos Gatos do Museu esses voluntários estão não somente ajudando esses animais, mas também prestando um serviço de "saúde pública", pois, ao castrar, cuidar e monitorar os felinos evitam superpopulação e zoonoses.


O método de CED - Captura, Esterilização e Devolução ao Local de Origem adotado pelo grupo "Gatos do Ipiranga", formado por moradores do bairro de diversas profissões, é o mesmo que tem dado excelentes resultados em outras partes do mundo como, por exemplo, em Roma, onde foi possível diminuir e manter saudável a população de gatos graças a voluntários com apoio do próprio governo italiano. Veja a matéria AQUI

O CED é reconhecido e recomendado até mesmo pela ONU como a maneira mais ética e eficaz para conter e ao mesmo tempo manter saudáveis os animais que vivem em parques, praças e outros ambientes públicos. Provou-se completamente equivocada a retirada de animais de um local sistematicamente porque outros se estabelecem no mesmo ponto rapidamente sem os cuidados sanitários necessários para a saúde deles próprios e da população humana.


O que o grupo "Gatos do Ipiranga" faz é justamente isso: monitora e controla a população felina garantindo a saúde tanto dos animais quanto das pessoas que frequentam o parque. 

Mas ATENÇÃO:

O único recurso financeiro que esse grupo tem vem por meio de poucos colaboradores que, com a pandemia, tornaram-se ainda mais escassos.

O Bazar é uma forma de conseguir fundos para um trabalho que a cada dia se torna mais difícil dada a situação econômica do país. Por isso, se você puder, participe do Bazar... conheça de perto o que essas pessoas fazem... adote um dos gatos... contribua!

À propósito... Maria Antonieta,  "modelo" do cartaz do evento, é uma gatinha castrada e veterana do Museu. Já vive no parque há 10 anos. Nunca conseguiu ser adotada, mas recebe toda a assistência veterinária, alimento e carinho de que necessita como os demais gatos do Museu e no seu entorno. Ajude para que esse trabalho continue!




Fátima ChuEcco - Jornalista e Escritora 

Autora do clássico "Mi-Au Book - Um livro pet-solidário" que reuniu cães e gatos do Brasil e exterior e teve em sua segunda edição a participação de Brigite Bardot. Jornalista ambientalista, especializada em animais de estimação.
Desenvolve fotolivros literários com crianças e animais. Seu bichinho também pode ter um Mi-Au Book  todinho inspirado nele. Saiba mais no site www.miaubookecia.com  




Um comentário:

Penso, logo, existo e me expresso! Decifre o que eles estão sentindo!

Embora o filósofo Descartes tenha ficado mundialmente famoso com a frase "Penso, logo, existo" que na época foi associada apenas a...