domingo, 1 de agosto de 2021

Gata passou a viver em bueiro depois que se perdeu


A história de Sabrina serve de alerta para os tutores que estão com gatinhos perdidos. Essa gatinha, de um  ano de idade, já estava há semanas sendo procurada pela tutora Débora Caetano, de SP:

"Anunciei nos grupos do Facebook de animais perdidos, no Instagram, comuniquei todos os vizinhos do bairro no qual eu tinha contato via WhatsApp, Messenger, e os que eu não tinha contato. Pedi para me ajudarem a compartilhar, como uma corrente do bem e foi quando vizinhos do bairro disseram que viram um gato parecido com ela, saindo e entrando no bueiro que fica no final da minha rua de madrugada, muito assustada".

Junto com o alívio de talvez ser a Sabrina, veio uma nova preocupação:

"Fomos até o local para ver se era verdade, e sim, era ela. No entanto, ficamos duas semana tentando resgatá-la porque ela não queria sair do bueiro... estava amedrontada. Então todo dia íamos até o bueiro, conversávamos com ela, dávamos comida e água. Também levávamos lanterna para mostrar a luz e o caminho de saída para ela. Então, para a nossa felicidade, ela finalmente resolveu sair e foi para os braços da minha mãe, pedindo carinho. Já levamos no veterinário, fez todos os exames e, graças a Deus, ela está bem e em nosso lar!".

Débora acredita que Sabrina ficou vivendo no bueiro por três semanas. Essa atitude da gatinha é fácil de entender quando olhamos para seu passado. Sabrina foi vítima de maus-tratos e Débora a resgatou muito machucada. A triste experiência reforçou em Sabrina um comportamento extremamente medroso e desconfiado que, provavelmente, fez ela buscar abrigo num bueiro e relutar em aceitar ajuda até mesmo de pessoas conhecidas.


Um grande erro dos tutores ao procurarem seus gatos é  presumirem que o animal não está "acostumado" a fazer isso ou aquilo. Assim, deixam de checar pontos onde pode estar escondido, acuado e até ferido esperando ser achado. Muitos também deixam a procurar nos locais mais próximos.

Débora não imaginou que sua gatinha estaria num bueiro da sua própria rua. Da mesma forma, muitos tutores não imaginam que seus gatos podem ter entrado numa casa com cachorros, num forro de telhado ou se escondido em alguma casa vazia ou habitada. 

Meu gatinho também se perdeu num bueiro

Quando eu era criança tive também um gato que se perdeu dentro de um bueiro. Desapareceu por duas semanas até que ouvimos um miado agudo vindo do bueiro do quintal que era bem fundo. Minha mãe imediatamente quebrou com um martelo a grade do bueiro para que ele pudesse sair. O gatinho foi escalando as paredes do bueiro com as unhas já que a sujeira e o lodo davam a ele algo em que se segurar para subir.

Estava puro osso e imundo. A gente acredita que ele entrou num bueiro da rua, talvez atrás de algum rato, e lá dentro se perdeu entre as várias ramificações. Assim, pode ter seguido por várias tubulações tentando achar uma que desse na nossa casa ou por onde ele conseguisse vir pro solo. Felizmente conseguiu, mas também poderia ter morrido até mesmo afogado se não o tivéssemos ouvido.

Por isso, bueiros são locais que devem ser checados quando os gatos se perdem por mais que pareça improvável o gato ter se enfiado num deles. Fica a dica.

Procurando Gatos Perdidos

Administro o grupo do Facebook "Gatos Perdidos e Encontrados em SP" que tem muitas dicas para os tutores procurarem seus amados gatinhos e também vários relatos de quem conseguiu achar o gato. Basta acessar o grupo AQUI e verificar nos albuns de fotos.

Além disso, também presto consultoria personalizada pelo whats app:



Texto: Fátima ChuEcco

Autora do clássico "Mi-Au Book - Um livro pet-solidário" que reuniu cães e gatos do Brasil e exterior e teve em sua segunda edição a participação de Brigite Bardot. Jornalista ambientalista, especializada em animais de estimação e, principalmente, em GATOS!
Desenvolve fotolivros literários com crianças e animais. Seu gatinho também pode ter um Mi-Au Book  todinho inspirado nele. Saiba mais no site www.miaubookecia.com 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...