quinta-feira, 16 de maio de 2024

Fenômeno inédito em resgate de animais é registrado em RS. Brigite Bardot também postou!


Nunca outro desastre natural no Brasil, e provavelmente no mundo, mobilizou tantos voluntários nos resgates de animais. Oficialmente fala-se em 11 mil resgatados, mas centenas de bichos foram também salvos por anônimos que nada postaram nas redes sociais. Então esse número de sobreviventes pode ser bem maior.

Junto com esse fenômeno de união ocorreu outro na mídia: todas as TVS estão cobrindo os salvamentos de cães, gatos, cavalos, porcos, aves etc. CNN, Record, Band e SBT estão de parabéns! A Globo cobriu menos a questão dos animais, mas também teve suas matérias.

Minha análise é como jornalista que sempre escreveu sobre bichos.  No começo da minha carreira era muito difícil convencer os chefes de redação sobre a relevância de pautas envolvendo, por exemplo, maus-tratos. Da minha geração de jornalistas fui uma das primeiras a abraçar esse caminho e é com muita satisfação que vejo agora vários colegas de profissão, bem mais jovens, até salvando animais que surgem durante a reportagem. Apresentadores demonstram preocupação com animais nos telhados, enfim... uma revolução no campo da notícia.

Mídia internacional também cobriu resgates de animais em RS e, claro, atenção redobrada ao cavalo Caramelo que virou ícone de RS. Pudera! Não ficou no telhado como tantos outros animais. Ficou num pedacinho de telha, imóvel, como que sabendo que o socorro viria. Vai virar tema de souvenir  para os turistas quando tudo isso melhorar com certeza.

ONGs internacionais também estão aplaudindo de pé os protetores do Brasil. A Fundação Brigitte Bardot postou no Instagram. Acesse o vídeo AQUI

Isso é inédito e maravilhoso!

Quando eu ainda estava dando meus primeiros passos no jornalismo lembro de um documentário onde repórter e cinegrafista simplesmente deixaram morrer de fome três filhotes de tigre siberiano. Eles estavam numa espécie de buraco cavado na neve densa. Foram dias em que filmaram os filhotes sem que a mãe retornasse ao ninho. Era muito provável ela ter sido morta ou ferida o suficiente pra não conseguir retornar. Mas a repórter foi embora dizendo: "Não podemos interferir na natureza".

Aquilo me perturbou muito! Que mal haveria em salvar três filhotes? O ser humano interfere na natureza o tempo todo devastando tudo, então porque não poderia interferir para salvar vidas indefesas? Talvez o destino tenha colocado aquelas pessoas ali justamente para fazerem uma boa ação.... só que nao.

Então agora é muito bacana ver a mídia ocupando bastante tempo das coberturas focando também outras vidas sendo salvas. O público torce por todas as vítimas (porque toda vida importa) e a mídia compreendeu isso.

Os resgates de animais na mídia internacional:




Veja como ajudar os voluntários que estão salvando animais acessando essas duas matérias:



Fátima ChuEcco - jornalista especializada em pets, gatóloga e escritora, fundadora da Editora Miaubookecia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os gatos são muito expressivos e até Darwin notou isso

"Os gatos usam muito a voz como meio de expressão e emitem, sob várias circunstâncias e emoções, pelo menos seis ou sete sons diferente...