terça-feira, 28 de maio de 2013

CINEMA ALEMÃO E OUTRAS ATRAÇÕES GRATUITAS NO CLUB TRANSATLÂNTICO EM JUNHO




      Filme “Mahler no Divã”, baseado na terapia conduzida por Freud no início do século XX


Cinema de qualidade grátis com direito à pipoca... e não é piada!
O Club Transatlântico tem até um pedaço do Muro de Berlim!
Durante o mês de junho, a programação multicultural do Club Transatlântico inclui exposições, filmes e palestras. O grande destaque é uma adaptação moderna da ópera O Franco Atirador.Dramas e enredos baseados em fatos reais são a tônica deste mês no Ciclo de Filmes Alemães, fruto de uma parceria entre o Club Transatlântico e o Goethe-Institut. O primeiro filme da lista é Schiller, no dia 5 de junho. Realizado por Martin Weinhart e com brilhante atuação de Mathias Schweighöfer no papel principal, o longa metragem conta a trajetória de Friedrich Schiller, um poeta e filósofo alemão que abdicou de sua carreira como médico para tentar ser artista no Teatro Nacional de Mannheim. Já no dia 12, a exibição de A Cor do Oceano, escrito e dirigido por Maggie Peren, retrata a dura realidade de imigrantes africanos nas Ilhas Canárias. No dia 19, os bastidores da sessão de terapia que o compositor Gustav Mahler teve com o psicanalista Sigmund Freud são revelados no longa Mahler no Divã. Por último, dia 26, o filme Sacha, do roteirista e diretor Dennis Todorovic, aborda tabus familiares ao mostrar o drama de um garoto homossexual que descobre-se apaixonado pelo professor de piano.

Local: Club Transatlântico

Endereço: Rua José Guerra, 130 – Chácara Santo Antônio

Data: Dias 5, 12, 19 e 26 de junho, quartas-feiras

Horário: 20h

Ingresso: Entrada gratuita, com direito a pipoca

Estacionamento no local: R$ 15,00 o período

Observação: O Restaurante alemão Weinstube estará aberto antes e depois das exibições dos filmes

Reservas e informações:
Club Transatlântico
(11) 2133-8606 / cultural@clubtransatlantico.com.br



Outras atrações:



Pocket Ópera – O Franco Atirador (Der Freischütz)

            O Ministério da Cultura e o Club Transatlântico, com apoio da Holcim, apresentam, no dia 20 de junho, às 20h30, uma adaptação moderna da ópera O Franco Atirador (Der Freischütz), de Carl Maria von Weber. A versão reduzida – classificada de Pocket Ópera – é comandada pelo renomado diretor artístico Mauro Wrona, que há mais de dez anos adapta obras complexas para o deleite de espectadores que não necessariamente precisam ser familiarizados com o gênero. A ópera narra a história de um caçador que, desesperado para casar-se com sua amada, aceita o conselho de um falso amigo e faz um pacto com o demônio. Ingresso a R$ 20



Exposição Fare Mondi

                             Tela de Fernando Stickel explora ângulos e efeitos de um mesmo objeto



Com vernissage marcada para 4 de junho, a exposição “Fare Mondi”, de Fernando Stickel, mostra a interação de diferentes ângulos de um mesmo objeto e também afinidades entre fotos aparentemente desconexas. A essência do trabalho de Stickel é a observação e a captura de tipos característicos de beleza, encontrados de Veneza ao Rio de Janeiro e também de Nova York a Bebedouro (SP). Os anos como designer gráfico, a formação em arquitetura e os cursos de artes plásticas no Brasil e no exterior contribuem para representatividade das obras do artista. Até 28 de junho. Grátis.





Exposição Obras do Divino



A coleção “Obras do Divino”, do paulistano Carlos Torres, expõe fotografias de situações no exato momento de seu esplendor. Ao criar a exposição, que estreia no dia 5 de junho, a intenção de Torres foi “mostrar como Deus deixa para nós momentos que só aparecem em milésimos de segundo”. Até julho. Grátis.



 

Círculo Transatlântico Richard Wagner – Palestra 2: Análise tonal da obra O Navio Fantasma (Der Fliegende Hollander)





Para celebrar o ano em que o compositor alemão Richard Wagner completaria 200 anos, o Club Transatlântico organizou o Círculo Transatlântico Richard Wagner, que consiste em seis palestras gratuitas ministradas pelo estudioso Pedro Schirmer ao longo de 2013. No mês de abril, a primeira palestra abordou as obras que apresentaram Wagner ao mundo. Já a segunda palestra, que acontece no dia 4 de junho, tem como tema principal o drama vivido pelo compositor após o fracasso de sua primeira ópera, além da análise tonal de O Navio Fantasma e o contexto de criação da obra. Grátis.




Palestra História e Mistérios da Ilha de Páscoa



            Considerado um dos lugares mais isolados do mundo, a Ilha de Páscoa é tema de uma palestra realizada pelo empresário Sönke Böge, um exímio conhecedor do local. O evento gratuito, que acontece no dia 13 de junho, às 19h30, traz informações a respeito da história, mistérios e revelações oriundas da herança deixada pelo povo Rapa Nui há mais de mil anos. O palestrante adianta que “o magnetismo de lá é quatro vezes maior que no resto da Terra”. Böge reserva um amplo acervo de informações e imagens especialmente selecionado para o evento. Grátis.




Sobre o Club Transatlântico
Fundado em 1954 pela comunidade alemã residente em São Paulo, o Club Transatlântico transformou-se, ao longo dos anos, em um importante polo multicultural na zona sul da cidade. No complexo de convenções situado na Rua José Guerra, na Chácara Santo Antônio, são realizadas exposições, mostras de arte e cinema, concertos musicais e outras atividades abertas ao público. A originalidade pode ser observada logo na entrada, onde há um fragmento do Muro de Berlim. O Restaurante Weinstube e um bar cultivam as tradições da gastronomia alemã, e ainda há locação de salas para eventos corporativos e sociais. A programação sociocultural está disponível na Revista Applaus e no site: www.clubtransatlantico.com.br.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Penso, logo, existo e me expresso! Decifre o que eles estão sentindo!

Embora o filósofo Descartes tenha ficado mundialmente famoso com a frase "Penso, logo, existo" que na época foi associada apenas a...