segunda-feira, 27 de maio de 2013

SEXO PLURAL EM LIVRO, EXPOSIÇÃO, PERFORMANCES E DEBATES DE 29 DE MAIO A 5 DE JUNHO EM SP







De forma inusitada, mais de 140 pessoas foram fotografas por André Martins e trabalhadas pelo designer João Zambom. A ligação entre as imagens foi toda feita com crônicas, entrevistas e letras de músicaS

Repleto de personagens, o livro "Flexões – Um estudo sobre a sexualidade plural" fala sobre padrões de beleza, fetiches, sadomasoquismo, cross dresser e todas outras pluralidades sexuais!!!

Para trazer a discussão às rodas de amigos, à família, aos bares, faculdades e onde houver pessoas dispostas a falar sobre o assunto, chega às livrarias a obra Flexões Um estudo sobre a sexualidade plural. Idealizado por André Martins e João Zambom, com o apoio do Proac, Programa de Ação Cultural, e publicado pela editora nVersos, o título é um estudo que vai além das fotografias.  Do elo da comunicação formado por sujeito, verbo, tempo e modo, Flexões abre espaço para as pessoas expressarem o que pensam e o como agem em relação à sexualidade. 


A obra toda é composta por fotos dos Pelados (forma carinhosa como André e João chamam os colaboradores que foram fotografados nus) e é dividida em três partes: Tempo, Modo e Sujeito. Na primeira, Tempo – Um outro olhar, o leitor encontra a opinião de diversos profissionais. “Esses textos surgem em diferentes formatos: artigos, entrevistas, contos, poemas, depoimentos e considerações”, define a página de abertura do capítulo. Entre os autores estão a drag e jornalista Cindy Butterfly, com o texto Primitivo Instinto Primitivo; a ginecologistaRenata Magalhães, com a análise intitulada Mulher e a entrevista com o presbítero José Roberto, nomeada Glória. Todas as sessões são ilustradas com as fotos dos Pe lados, que aproximam o leitor de cada tema abordado, tornando possível uma discussão entre a obra e quem a lê.


Modo – Tudo junto e misturado, a segunda parte de Flexões, traz a discussão grupal “Debates para se descobrir a opinião de cada um e, ao mesmo tempo, uma visão coletiva da sexualidade plural”. Entre os temas discutidos ao longo de 2012, estão Bunda e Aceitação, que foram abordados no espaço Ação Educativa e Juventude, no Centro Cultural São Paulo. Os diálogos e discussões foram impressos na íntegra e sem qualquer interferência dos organizadores, pois a ideia foi apresentar no livro as opiniões e argumentos reais, para que o leitor tenha total liberdade de entendimento.


A última parte tem como foco a visão de cada indivíduo, por isso foi intitulada Sujeito – Cada um. Durante um mês, foram expostas algumas fotos em 10 locais de São Paulo, coletados os depoimentos e então inseridos no livro. “O foco aqui é a visão de cada um, mantendo não só a opinião, mas o modo como a pessoa escreve” esclarecem os organizadores na página de abertura. Entre os locais que foram selecionados estavam o Sarau Vila Fundão, o Espaço Mundo Pensante, a Casa Jaya, entre outros. As fotos escolhidas pelos organizadores para a exposição traziam alguns Pelados com a temática de Casamento, Idade, Sucesso, entre outros.


 “O resultado é uma obra com cara de estudo inacabado, sem começo, sem meio e, principalmente, sem fim”, é como André e João definem a obra. Flexões vem para atiçar os sentidos das pessoas e mostrar que sexo não combina com vergonha e sim com liberdade, respeito e muita discussão.
Algumas fotos do livro serão expostas na Rampa da Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, entre os dias 29 de maio e 5 de junho de 2013.


André Martins:
Ator, André se formou pela Universidade Anhembi Morumbi, bacharel em Teatro e licenciado em arte-educação. Atua na cena teatral paulista há mais de 10 anos. Seus últimos trabalhos de destaque foram: o espetáculo circense “O Circo do Seu Lé”; o estudo machadiano proposto pelo Teatro Agora “GL5;17 – um Experimento no Purgatório”; a seleção de contos mediterrâneos “Contos de Mulheres Sábias”, dirigido pelas Meninas do Conto; e o infantil, indicado a 2 prêmios FEMSA-Coca Cola, entre eles o de Melhor Ator, “A Nova Roupa do Rei”.
João Zambom
João formou como publicitário na Faculdade Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e iniciou a carreira na área criativa de agências como Milk & Co. Já trabalhou como assistente de produção em longas metragens como o filme “Corpo”, mas firmou sua carreira como designer a partir do mercado editorial. Já trabalhou como designer em grandes editoras como Abril e Globo, atuando especificamente como diagramador em revistas como Vida Simples, Crescer, Quem Acontece, Criativa e outras revistas customizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gatinho perdido há 15 dias estava na casa de um pitbull. Como pode?

Quando gatinhos se perdem os tutores procuram em todo lugar, menos nas casas onde vivem cachorros. Mas o gatinho Pesto, de SP, prova o impro...