quinta-feira, 3 de outubro de 2013

ORIENTAÇÕES VALIOSAS PARA PROTETORES DE ANIMAIS NO EVENTO DO PROXIMO DOMINGO DIA 6 EM SP - GRÁTIS




Com o propósito de orientar, capacitar e beneficiar o trabalho de pessoas que se dedicam à causa da proteção animal, a fabricante de alimentos para cães e gatos, Total Alimentos, realiza pelo segundo ano consecutivo o Encontro Nacional de Apoio a Protetores de Animais, E.N.A.P.A, das 9 às 17h, no Centro de Convenções Rebouças (Av Rebouças 600 a 300 m da estação Clínicas do Metrô), em SP, com entrada gratuita. Durante o evento, os visitantes poderão trocar experiências com diversos profissionais renomados do setor. BACANA: Entre os temas estão os benefícios da formalidade na prática, o uso das mídias sociais na causa, a educação humanitária na prevenção de maus-tratos, a relação dos maus-tratos animais e a violência contra as pessoas, formas de fazer acontecer sem pedir dinheiro, nutrição emergencial para recém-nascidos, a importância da parceria com veterinários/ castração à baixo custo, entre outros pontos. 



Quem socorre com responsabilidade? Quem socorre por impulso? Quem socorre por doença? Quem socorre por maldade? Essas e outras perguntas podem ser respondidas durante o evento. Sabemos que muita gente tem atuado na causa animal de forma efetiva e assertiva, buscando soluções diversas para antigos e crônicos problemas de abandono. Mas tb sabemos que no meio há acumuladores de animais q acabam tornando a vida dos bichos num eterno martírio e outros, ainda pior, são psicopatas disfarçados de protetores como o foi o Caso Dalva (milhares de animais saudáveis, vacinados e castrados foram brutalmente mortos numa casa da Vila Mariana durante os últimos anos).

Na oportunidade, Heidi Valquíria Ponge Ferreira, médica veterinária, abordará a questão do “colecionismo ou acumuladores”. De acordo com a profissional, a internet ajudou a fomentar o assunto de proteção animal, fazendo com que as pessoas encontrassem parceiros e simpatizantes para a causa. Com isso, aumentou o número de “colecionadores” que podem ser caracterizados por três tipos: os resgatadores com função social, os especuladores e mercenários que tiram proveito da situação e o terceiro setor. “Existe gente com boa intenção, porém falta capacitação técnica para levar o assunto adiante. E existe quem se beneficia pedindo doações, vendendo animais, estimulando a procriação inadequada. É preciso adotar estratégias políticas e administrativas para que a função social tenha realmente efetividade”, afirma.

Nina Rosa, fundadora do Instituto Nina Rosa, abordará a “Educação humanitária na prevenção de maus tratos”. Nina já ministrou diversos cursos sobre a importância da informação e sensibilização da sociedade sobre a natureza animal para incentivar o respeito e a compaixão por esses seres. Para ela, é importante que as pessoas sejam inspiradas a fazer parte da solução do problema da superpopulação de animais. Para tanto, aquele que se importa com animais, ao se deparar com algum em situação de risco, deve dar todo o apoio necessário e buscar um lar para ele.

“Às vezes, as pessoas querem ajudar e sentem-se inseguras por falta de prática, sente-se impelidas a procurar uma protetora para depositar o problema. Mas é exatamente isso que precisa mudar: ao invés de poucas pessoas ficarem com excesso de animais sob sua responsabilidade, é necessário que cada um faça sua parte. Desde 1994 atuo como protetora e em 2000 fundei o Instituto, que trabalha como disseminador de conhecimento, produzindo material educativo para apoiar protetores e ativistas, e fazendo parcerias com prefeituras e secretarias de educação e saúde”, diz.

Nina aconselha que a pessoa que for resgatar um animal transmita confiança pelo tom da voz, que fique na mesma altura do animal, ofereça algo para comer e beber e verifique se há ferimentos. Em São Paulo há um hospital veterinário gratuito, e existem, espalhados pelo Brasil, vários médicos veterinários que atendem a preços reduzidos para colaborar com o trabalho dos protetores. “Levar para casa, conversar com os amigos e colegas sobre as necessidades emergentes do animal, fazer uma divisão de tarefas entre eles, e se credenciar em feiras e sites de adoção são algumas das medidas que aconselhamos”.
Os interessados podem se inscrever no site www.maxemacao.com.br/2enapa



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista Internacional: Conheça J`accuse, o cãopanheiro de Lupin (Série Netflix)

Quem acompanha a série "Lupin" da Netflix já deve ter se encantado com o cachorrinho adotado pelo personagem Assane Diop, interpr...