sábado, 8 de fevereiro de 2014

BELO LIVRO! BELA MENSAGEM! BELA MOCINHA!



Alguns livros reviram a gente por dentro, né? Pois "Desistir nunca foi uma opção" - o amor incondicional à cachorra que emocionou o Brasil - arranca lágrimas, risadas e dá uma profunda lição de vida de superação. Escrito a quatro mãos e duas patas, de Daniel Guth, Julia Bobrow e a cachorrinha Mocinha, o lançamento da Editora Original é uma sensível obra que relata como a vida pode ser valorizada e "curtida" em qualquer condição. A história é recheada de fotos coloridas e em preto/branco maravilhosas... e são impagáveis os comentários de Mocinha acerca de todos que a rodeiam: tutores, outros cachorros, veterinários, estranhos... É o tipo de livro que a pessoa pega para ler e não solta mais até o final. Eu li bem rápido, na verdade devorei o livro... e sim... chorei, ri, fiquei lambuzada de emoções caninas, humanas... e me apaixonei pelas imagens.



Mocinha é resgatada das ruas e tudo parecia correr bem até que ela desenvolve uma doença que se torna um mistério para os médicos. Aos poucos ela perde os movimentos das patas, ganha cadeirinha de rodas e passeia com as "irmãs" com quem compartilha a mesma casa cheia de vida, afinal, Mocinha sabe que tem ossinho pra mastigar, carinho pra receber, hora do sono pra sonhar (e voar!!!)... A doença progride e Mocinha continua mostrando, página após página, como, apesar disso, ama estar viva, ama o mar, ama a banca de jornal... ama ser amada...

O prefácio é assinado pela atriz Lúcia Veríssimo que se tornou madrinha de Mocinha. Ela ficou encantada pela alegria e olhos atentos da cachorrinha, capazes de transmitir mais sentimentos que mil latidos: Encontrei uma criatura tão receptiva, com o olhar mais doce, meigo e feliz que já vi num animal. Admirar os olhos de Mocinha era entrar em um mundo mágico de pura fantasia e amor", diz. Antes do livro, Daniel e Julia criaram a página "Diário de uma Mocinha" que virou febre no facebook. A dedicação desse casal a uma cachorrinha que muitos teriam eutanasiado é algo realmente tocante.



O livro tem ainda dicas para quem possui um cachorro nas mesmas condições de Mocinha. Explica como fazer uma cadeirinha de rodas, cuidar da pele e também como tirar urina de um cão paraplégico ou tetraplégico. Algumas frases da protagonista:
"Adoro roer cenoura. Mas não pode ser qualquer cenoura. Tem que ser uma que esteja em posse de minhas irmãs. Porque a cenoura do vizinho é sempre mais laranja"
"Quando as pessoas me conhecem logo falam: Nossa, essa Mocinha é muito, muito forte.E eu respondo: É que eu gosto muito, muito de viver".


Sobre os autores:
Daniel Guth é fotógrafo, protetor independente e tem projetos de incentivo ao uso de bicicletas. É também vegetariano e criou o movimento Lei Lobo reivindicando penas mais duras para maus-tratos a animais.Julia Bobrow é atriz integrante da Cia Os Satyros. Também atua na proteção animal e é cocriadora da Lei Lobo.

Fátima ChuEcco

Um comentário:

  1. Não importa quantas vezes eu leia sobre a Mocinha, todas as vezes sua história me arranca lágrimas. Um ser especial que teve a sorte de encontrar seres igualmente especiais (o casal que a adotou).

    ResponderExcluir

Entrevista Internacional: Conheça J`accuse, o cãopanheiro de Lupin (Série Netflix)

Quem acompanha a série "Lupin" da Netflix já deve ter se encantado com o cachorrinho adotado pelo personagem Assane Diop, interpr...