quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

GATINHOS CEGOS - A CORAGEM DE ADOTAR E A ALEGRIA DE CONVIVER COM ELES



Já pensou em adotar um gatinho cego? É uma difícil decisão, não é mesmo?  Como ele poderá andar pela casa, ir na caixinha de areia, brincar e se defender de outros gatos? A fotógrafa Helena Carvalho, de Guaíra (SP), até podia ter pensado em tudo isso ao se deparar com três irmãozinhos todos cegos... mas não pensou, apenas levou para casa... e adorou! Hoje Chiquinho (gatinho amarelo na foto inicial), Hércules e Sofia são a alegria da casa que tem outros... pasmem... dez gatos e quatro cachorros. São 17 bichos e o trio de novatos foi muito bem aceito."Apesar das limitações, tenho a impressão de que são felizes, pois, brincam muito, rolam uns sobre os outros e recebem banho de língua dos gatos mais velhos", diz Helena.

                                                                   Sofia                                                            



Os irmãozinhos passaram por veterinários e a conclusão foi de que possuem alguma doença genética. A mãe não é cega e teve cinco filhotes. Dois morreram e eles três sobreviveram, mas foram abandonados, provavelmente, porque a mãe identificou a doença neles. Não ficaram de imediato com Helena. Ela os adotou depois de passarem por um lar temporário quando tinham em torno de três meses de idade. Embora a harmonia entre os cães e gatos na casa reine, Helena toma algumas precauções na hora de servir a comida. Coloca a comida dos gatos em locais mais altos e a dos cachorros no chão. Já o "rango" dos ceguinhos fica no sofá para facilitar o acesso deles. Ela conta também que eles cavam a terra do quintal como qualquer outro gato da casa para fazer as necessidades básicas, mas não acertam muito na hora de tapar. Mas isso é só um detalhe perto da vida vibrante que levam.

                                                                   Hércules

                                                                   Chiquinho

Maria é uma gatinha portuguesa que ficou cega devido a maus-tratos. "Esteve vários dias exposta ao frio, chuva, com fome, desorientada e perdida. Viveu um tempo numa espécie de buraco. Por sorte, as pessoas que a alimentavam preocuparam-se com o desaparecimento e foram à procura dela. Por milagre, encontraram-na e foi logo resgatada para um abrigo. Soube da história pelo facebook e quis adotá-la. A primeira avaliação do veterinário foi clara: a Maria estava totalmente cega e sem qualquer hipótese de recuperação.", conta sua tutora, a psicóloga Marta Bento, que mora em Lisboa.

                                                                       Maria


Maria conheceu a gatinha Isis que acabou tornando-se sua amiga e guia. Marta apresentou a casa aos poucos. Primeiro deixou Maria se acostumar com um cômodo, depois outro e assim foi indo, dando tempo para ela se sentir segura em cada espaço e também com as pessoas que a rodeavam. "Não é preciso ter receio ao adotar um gato cego. São totalmente iguais a qualquer outro gatinho, precisando apenas de cuidados especiais em certas áreas, como por exemplo, usar brinquedos que façam barulho, ter cuidado na disposição dos móveis e criar brincadeiras que promovam a utilização dos outros sentidos, como falar com eles. Eles aprendem a criar um mapa mental da casa e orientam-se com perfeição", conta.

                                                                      Maria

No facebook há uma página criada para pessoas que possuem animais cegos que chama-se "A nossa vida com nossos filhos patudos cegos"  (https://www.facebook.com/groups/gatosecaescegos/). Nela são trocadas informações, experiências e também são compartilhadas fotos de cães e gatos nessas condições que aguardam por um lar, no Brasil e em Portugal.

DICA DE LEITURA: "A ODISSEIA DE HOMERO" - A história de um gato cego e destemido e as lições que ele me ensinou sobre o amor e a vida, de Gwen Cooper (Editora Sextante). É um livro tocante e ao mesmo tempo divertido que narra a história de uma mulher recém-separada e vivendo de favor na casa de uma amiga para onde também levou seus dois gatos antissociais. Nessa situação ela se depara com um gatinho cego e abandonado com apenas duas semanas de vida. Mas o que parecia ser um problemão perto do turbilhão que ela já estava enfrentando, acabou virando uma espécie de milagre na sua vida. Tudo mudou desde então... para melhor.

Fátima ChuEcco




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Penso, logo, existo e me expresso! Decifre o que eles estão sentindo!

Embora o filósofo Descartes tenha ficado mundialmente famoso com a frase "Penso, logo, existo" que na época foi associada apenas a...