quinta-feira, 16 de abril de 2020

OITO MOTIVOS PARA ADERIR AO ISOLAMENTO CASO VOCÊ AINDA TENHA DÚVIDAS


                                              Foto Fernando Zhiminaicela/Pixabay

Peço que se façam as perguntas abaixo, em silêncio... intimamente.

      1) Um dos principais argumentos contra o isolamento é que as pessoas precisam trabalhar ou morrerão de fome, especialmente a classe mais pobre e que depende da renda do que vende na rua, por exemplo.

Imagine essa pessoa carente, que obviamente se movimenta de ônibus, trem e metrô onde a contaminação pelo covid-19 é grande, ficando doente. Ela vai parar num hospital público que já está com os leitos lotados ou quase esgotados. Isso porque, diferente da H1N1, muita gente que contrai covid-19 precisa ser internada independente da idade. Essa pessoa pode morrer por falta de leitos, médicos e tratamento adequado. E o dinheiro que ela ganhou contrariando o isolamento só vai servir para pagar o caixão e o enterro.

Não se pode deixar essas pessoas passarem fome... nisso todos concordam... mas é o governo que tem que suprir essas pessoas. Quando isso não acontece ou ocorre de forma insuficiente, são as entidades e pessoas de bom coração que ajudam. 

Não seria melhor você ocupar seu tempo ajudando essas pessoas ao invés de pregar o fim do isolamento?

                                                        Foto Engin Aky
2) Agora faça o exercício de pensar em outros tipos de pacientes, ou seja, os que têm outras doenças, acidentados, enfartados, pessoas que precisem de atendimento urgente por qualquer outra razão que não seja o covid-19.

Pois bem... essas pessoas (que podem ser seus familiares, vizinhos, amigos e até você mesmo) teriam que ser atendidas nos mesmos hospitais que estão abarrotados com casos de covid-19. Digo “teriam” porque é bem provável que não consigam ser atendidas. Muitas pessoas podem morrer não do corona, mas da crise do sistema de saúde. 

Então, não seria melhor você ficar em casa o máximo que puder e usar máscara sempre que sair evitando contaminar outras pessoas que podem ter esse triste destino?


      3) O isolamento para conter pandemias não foi algo criado pelo Doria, pelo Mandetta e nem mesmo pela OMS – Organização Mundial de Saúde. O isolamento não é coisa de comunista ou esquerdista, de gente que apoia um governo específico ou qualquer político.  O isolamento é uma medida médico-científica e a única arma contra o coronavírus no momento. Única comprovada.

Agora não é hora de gastar energia atacando políticos que defendem isolamento. Não estamos em tempo de “urnas” eleitorais, mas estamos crescendo rapidamente em urnas funerárias. 

Então, não seria melhor você deixar para extravasar sua revolta com governadores, prefeitos e quaisquer outros políticos nas eleições?


4    4) Repense se você não está bloqueando sua mente com mitos sobre a pandemia. Os dados divulgados por toda a mídia são os mesmos porque estão sendo fornecidos pelos sistemas de saúde de todo o mundo. Como dito acima, o covid-19 tem um contágio muito mais rápido que a H1N1 e leva muita gente, de todas as idades (e não só idosos) à internação. Não é uma invenção internacional, mas a realidade. E mesmo tendo muitos mais casos de cura do que de mortos... ainda assim... a gente tem que se concentrar em salvar vidas porque tem muita gente morrendo.

Hoje, 16 de abril de 2020, ficamos sabendo de uma moça de apenas 17 anos internada com covid-19 junto com a mãe. Depois de 20 dias ela sucumbiu sem ter qualquer doença pré-existente. A mãe, mais velha, conseguiu ter alta. 

Você consegue se colocar no lugar dessa mãe e de tantas outras que nesse momento e que nos próximos dias estarão chorando seus filhos mortos?

                                                         

5    5) Vejo um ataque à Rede Globo que tem feito um excelente trabalho jornalístico da pandemia e que, ao contrário do que alguns dizem, mostra sim pessoas curadas, emocionantes reencontros e ações de solidariedade. Além disso, independente de ser Globo, Record ou qualquer outra emissora, os jornalistas também estão na linha de frente da pandemia, arriscando suas vidas para nos manterem informados.

O mesmo direito que você defende de “ir e vir”, outras pessoas têm de escolher a emissora que mais lhes agrada assistir. 

Não seria melhor você respeitar os jornalistas evitando criar um clima de ódio num momento já tão complicado para todos nós? Se você defende o direito de trabalhar, por que procura atrapalhar o trabalho desses profissionais?

                                                  

6    6) Talvez seja interessante se dar a chance de mudar de ideia. Antes a orientação era não usar máscaras. Depois elas passaram a ser recomendadas. Isso confundiu muita gente. Mas agora já sabemos que 2 pessoas próximas em um lugar público usando máscaras oferecem abaixo risco de contaminação. Se apenas uma estiver de máscara o risco é alto e se as duas estiverem sem máscara é altíssimo.

Então será que não vale a pena adotar esse acessório?

7    7) Você deve estar sabendo que milhares de médicos e enfermeiros estão morrendo tentando salvar vidas. São pessoas como você... que têm família, filhos, animais domésticos, sonhos... Quanto mais os hospitais incham de contaminados, mais esses profissionais perdem a vida.

Você pode estar se sentindo muito bem e ser até assintomático, mas e quanto aos outros? Se você se preocupa tanto com as pessoas que podem ficar sem comida, por que não tem a mesma preocupação em não deixá-las doentes? Não seria melhor você não agravar essa situação ficando o máximo em casa e usando máscaras quando precisar sair?

                                                   

8    8) Por fim... pense nos animais de rua e dos abrigos. Já parou para pensar o que aconteceria com aquela protetora e seus animais se ela tiver de ser internada? Muitos protetores independentes não têm a quem recorrer se ficarem hospitalizados, muito menos se morrerem. Muitas dessas pessoas se arriscam saindo as ruas para matar a fome dos animais que vivem nas ruas. Quanto menos pessoas estiverem nas ruas, mas esses protetores poderão alimentar os animais em segurança.

Mas nem precisa ser protetor. Lá na China e em muitos países, milhares de animais foram deixados trancados em casas e apartamentos porque seus tutores foram internados e não voltaram mais... e também não tiveram a quem pedir ajuda para cuidar dos animais

Você consegue imaginar o quanto é terrível essa situação? Será que não vale a pena repensar a questão do isolamento que você tanto condena levando em consideração tudo que foi dito acima?

Para finalizar vou usar a clássica frase da saga “Star Wars”. Toda força tem um lado luminoso e outro sombrio, o que significa que você pode usar sua força para o bem ou para o mal. Escolha o lado certo da força. “E que a força esteja com você!”


Fátima ChuEcco
Jornalista/Escritora


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...