terça-feira, 14 de abril de 2020

Entenda por que as máscaras são tão essenciais durante as pandemias


Durante a letal Gripe Espanhola até os cães e gatos usaram máscara. Veja por que você precisa usar!

         
                                            Foto Christo Anestev/Pixabay

Além de ficar em casa o máximo que puder, sempre use máscara ao sair. Cientificamente está provado que 2 pessoas próximas sem máscara oferecem altíssimo risco de contaminação. Quando uma delas está de máscara o risco é alto, mas quando as 2 estão de máscara o risco é baixo. Não existe risco zero, mas se todo muito usar máscara o risco será bem menor. Você se protege e protege os outros. 

Claro que outras medidas não podem ser descartadas como a lavagem frequente das mãos com sabão ou álcool gel e, principalmente, sempre retirar a máscara pelos elásticos, jogar imediatamente fora as descartáveis e colocar para lavar as de pano. E mesmo as descartáveis não se deve misturar com lixo comum. Colocar num saquinho plástico e depois no lixo do banheiro, por exemplo.

A questão da máscara é tão forte e tão urgente que conseguiu até a proeza de unir três bancos concorrentes numa mesma campanha. O Movimento #HeroisUsamMascaras conta com um belíssimo vídeo que reúne imagens gravadas pelas próprias pessoas com seus celulares. São pessoas comuns de todas as idades com uma variedade imensa de máscaras caseiras, algumas personalizadas... muito emocionante o vídeo. Veja Abaixo:


Eu tenho usado máscara para ir ao mercado ou farmácia, mas  muitas pessoas ainda não se deram conta da responsabilidade que exercem sobre a vida do outro. Em dois locais que entrei tinha pessoas espirrando e tossindo sem máscaras, incluindo clientes e funcionários. Ou seja, embora muitas pessoas façam a sua parte usando máscara, se os outros também não adotam a mesma medida, a proteção fica ameaçada.
E é uma coisa tão simples de fazer!!!

Por isso acho totalmente correto alguns países e cidades obrigarem o uso de máscara em locais públicos. Alguns obrigam o uso de luvas também. A Argentina decretou a obrigatoriedade de máscara a partir do dia 15 de abril. São Paulo é o epicentro da covid-19 no Brasil. As pessoas precisam sair as ruas com proteção. 

                                                 Foto Orna Wachman/Pixabay

Existem milhões de assintomáticos (de todas as idades) que sem máscara podem contaminar outras pessoas que, infelizmente, talvez sejam bem mais vulneráveis. Proteger a saúde coletiva é um dever de todos. 

Para entender a necessidade da máscara basta voltarmos no tempo... exatos 100 anos atrás. Na pandemia da gripe espanhola que matou 50 milhões de pessoas, até os cães e gatos usavam máscara revelando o quanto muita gente se preocupava até mesmo com seus “entes” queridos de quatro patas.


                                          Foto histórica de 1919 - Domínio público

Fotos da época registraram famílias inteiras protegendo com máscaras também seus animais domésticos. O tradicional “retrato da família” não deixou de ser feito, mas ganhou elementos novos: as máscaras, para todos os membros, incluindo cães e gatos. 

E até mesmo durante os cuidados veterinários, como se pode ver em outra foto, os animais usavam máscaras contra a temida gripe.

                                               Foto histórica de 1919 - Domínio público

VALE LEMBRAR: que nessa pandemia da covid-19 não precisamos usar máscaras nos animais, apenas higienizar as patinhas dos cães que precisam ser levados à rua para fazer suas necessidades. Isso porque, ao contrário da época da gripe espanhola, já sabemos que cães e gatos não transmitem a covid-19 segundo a Organização Mundial de Saúde e associações internacionais de veterinários.

A gripe espanhola matou um quarto da população mundial da época entre 1918 e 1919.
Embora a letal doença tenha sido batizada de “gripe espanhola”, na verdade nem se sabe onde ela começou. Alguns estudiosos dizem que foi no norte da China e transportada para a Europa por trabalhadores chineses – numa situação muito semelhante da covid-19. Outros dizem que o chamado “paciente zero” era de uma base militar britânica na França e há quem diga que a origem foi no Kansas (EUA), onde alguns dos primeiros casos foram registrados no início de 1918.

                                              Foto histórica de 1919 - Domínio público

A gripe recebeu a “nacionalidade” espanhola porque o governo da Espanha foi o mais transparente, divulgando rapidamente que a pandemia assolava o país, enquanto outras nações fizeram tudo que foi possível para omitir mortes e expansão da doença. Mas a verdade é que a gripe alcançou até pontos remotos da Terra como regiões cobertas de neve. O dado oficial é de 50 milhões de mortos, mas há fontes que citam 100 milhões.

INCRÍVEL COINCIDÊNCIA... OU NÃO SE TRATA DE COINCIDÊNCIA?

O filme "Contágio", de 2011, curiosamente mostra uma pandemia muito semelhante à covid-19 e que também teve início na China. Inclusive no filme se fala muito da questão do contágio rápido por meio das mucosas da boca e nariz.  Logo  no início do trailer (abaixo) a médica comenta sobre isso. Para quem achar interessante, o filme pode ser encontrado no youtube. Tem ótimos atores também.  Eu, particularmente, achei um retrato muito próximo da pandemia de agora mas já imaginado 10 an os atrás. Vale a pena ver ao menos o trailer:



Texto e pesquisa: Fátima ChuEcco

2 comentários:

  1. Aqui estamos usando quando precisamos ir ao mercado. Estamos fazendo nossa parte!

    ResponderExcluir
  2. Olá!! Estamos em casa e quando precisamos sair usamos máscaras para nos proteger. Se cuidem. Amem sua vida.

    ResponderExcluir

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...