domingo, 19 de abril de 2020

O filme Contágio devia ser assistido pelo mundo inteiro! É retrato da realidade atual mas com final feliz!



Podia muito bem se chamar “Presságio” o filme “Contágio” que, embora seja de 2011, voltou a ser visto agora. O trailer no you tube tem mais de 1 milhão de visualizações e em poucas cenas já impressiona pela semelhança com a pandemia da covid-19. É tudo tão igual ao que estamos vivendo agora que parece mais uma premonição do que um filme de suspense. E tomara que seja mesmo porque no filme, depois de muito caos, uma vacina “autoaplicável” é descoberta – desculpem o spoiler mas eu precisava contar para motivá-los a assistir.

E o final é ES-PE-TA-CU-LAR!!!! Mostra exatamente como o vírus se originou a partir de um morcego. São cenas imperdíveis! Fiquei impressionada com tanta semelhança a respeito do que se pensa da covid-19.



A história tem uma carga grande de medicina. Pudera! Infectologistas foram consultados pelos roteiristas para se criar o vírus retratado no filme e tudo que se poderia fazer na área médica para contê-lo. Inclusive são mostrados testes com “Ribavirin” que eu tive curiosidade de ver se existe e como atua. Na bula da Anvisa diz que “Ribavirin é indicado para o tratamento da infecção crônica pelo vírus da hepatite C e que pode ser melhor descrito como virustático, evitando a formação de novos vírus. A inibição da replicação do vírus permite que uma resposta imunológica se desenvolva naturalmente para o combate da infecção viral”.

Além dos testes com Ribavirin, no filme há também um personagem que jura ter encontrado uma cura por meio do fitoterápico “Forsythia”. Trata-se de um arbusto cuja fruta seca é usada para remédios especialmente na China. É usado contra doenças das vias aéreas, inchaço, febre e outras condições. Mas não há pesquisas científicas para apoiar seu uso. Leia mais AQUI




O fechamento de lojas, estradas, o contágio via mucosas em alta velocidade, a distribuição de refeição nas ruas... tudo muito igual aos dias de hoje, mas com a esperança de uma vacina que é outra excelente sacada do filme. É fabricada em embalagens individuais autoaplicáveis evitando aglomerações. Deve ser pingada nas narinas e inalada. 

Excelente filme que antecipou quase 100% de tudo que está acontecendo no mundo agora. Pode ser encontrado na Internet e por esses dias tem sido exibido na HBO.

Recomendo a leitura dos artigos abaixo que reúnem mais informações do filme, inclusive, detalhes de como foi construído junto a especialistas da área médica. São excelentes textos com vários detalhes que vale a pena conferir. E veja também o trailer logo abaixo.

Artigo de Rafael Battaglia/ Superinteressante - Leia AQUI

Artigo de Luiz Gustavo Vilela/ Gazeta do Povo - Leia AQUI

Artigo de Rui Maciel/ Canal Tech  - Leia AQUI 

Trailer "Contágio"





Fátima ChuEcco
Jornalista/Escritora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista Internacional: Conheça J`accuse, o cãopanheiro de Lupin (Série Netflix)

Quem acompanha a série "Lupin" da Netflix já deve ter se encantado com o cachorrinho adotado pelo personagem Assane Diop, interpr...