quarta-feira, 15 de abril de 2020

NÃO CULTIVE O ÓDIO CONTRA JORNALISTAS - eles estão na linha de frente dessa pandemia



JORNALISTAS são profissionais da linha de frente dessa pandemia, arriscando a própria vida para manter a população informada sobre o que se passa nas ruas, nos hospitais e disseminar as orientações passadas pelo Ministério e Secretarias de Saúde. No entanto, vejo jornalistas sendo hostilizados por razões políticas, num desrespeito total a esses corajosos e "essenciais" profissionais. 

Escolha a emissora que você mais gosta, leia o jornal com o qual você mais se identifica, mas não hostilize nem atrapalhe as pessoas que estão trabalhando duro pra fazer as informações do mundo todo chegarem até você. Não estimule um clima de ódio num momento em que a solidariedade e o respeito fazem parte do combate ao coronavírus. 

Ninguém está inventando número de casos ou mortos. Os dados são os mesmos em todos os jornais porque são dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Ninguém está inventando um cenário de urgência, em que isolamento se faz necessário e uso de máscaras mais ainda. 

Se você discorda de algumas medidas ou não acredita no que as TVs estão mostrando não ataque os jornalistas. Vá pessoalmente até os pronto-socorros e assista o desespero de pacientes, médicos e enfermeiros. E aproveite para canalizar sua revolta contra a mídia para o bem: ajude a recolher cestas básicas, leve comida a quem precisa, ajude os protetores de animais, faça máscaras e distribua... enfim, torne sua revolta produtiva e se fizer questão de continuar com sua vida normalmente, ao menos use máscara porque você pode ser uma pessoa assintomática e colocar em risco a vida de pessoas mais vulneráveis. 

Cientificamente está provado que duas pessoas próximas sem máscara oferecem altíssimo risco de contaminação. Só uma das pessoas usando a máscara o risco é alto, mas se as 2 pessoas estiverem de máscara o risco é baixo. 

Foto meramente ilustrativa de Neven Divkovic/Pixabay
Texto Fátima ChuEcco
Jornalista/Escritora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...