segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

EUA: Centenas condenados à morte e salvos por aviões de resgate


Centenas de animais saudáveis, incluindo filhotes de cães e gatos, são condenados à morte nos EUA apenas por estarem em canis lotados... e isso acontece o ano inteiro. Mas na madrugada do dia 23 de janeiro, a Wings of Rescue realizou uma de suas maiores operações de salvamento levando esses animais, de avião, para locais seguros. Salvaram 500 vidas!!!

"Abrigos em Houston, Abilene e no norte do Texas estão operando acima da capacidade. Animais saudáveis ​​e aptos para adoção estão ficando sem tempo simplesmente porque o espaço acaba. Esses vôos não resolverão a superlotação de canis da noite para o dia, mas salvarão mais de 500 vidas, transferindo animais para canis com vagas disponíveis e encaminhando-os para adoção. Em uma noite, três aviões, nove estados e centenas de vidas transformadas", diz a nota no instagram do @wingsofrescue_official

"Isso é viver em um mundo de possibilidades. Requer planejamento, parceiros e apoio. Cada vôo acontece porque pessoas decidem intervir. Se você acredita que animais saudáveis ​​e prontos para adoção merecem mais do que um prazo, esta missão é para você. Ajude a manter esses vôos no ar!", é dito no instagram do grupo de resgate.

Diferente do Brasil, onde uma lei federal proíbe a eutanásia de animais recolhidos das ruas, inúmeros estados dos EUA matam os animais quando os abrigos sustentados pelo governo lotam. No Brasil existem programas de castração gratuita, castração de animais comunitários e campanhas de adoção. Não é um trabalho perfeito, pois, existem falhas e falta de apoio para abrigos particulares, porém, o Brasil não aceita sacrificar animais que podem, um dia, conseguir um lar.

Já nos EUA, locais como Texas, Flórida, Califórnia e muitos outros, ainda recolhem animais das ruas e os sacrificam numa prática obsoleta que sequer resolve o problema de controle populacional desses animais. E há cidades remotas onde ainda se usa câmara de gás causando mortes lentas e sofridas. Inclusive, um tempo atrás escrevi sobre uma gatinha que sobreviveu duas vezes à câmara de gás (e também ao refrigerador) e foi adotada. Leia essa incrível história acessando em:

Gata sobrevive à câmara de gás e ao refrigerador | Jusbrasil

No Texas, moradores locais normalmente tentam adotar os animais que estão no "corredor da morte". Esse corredor já existiu no Brasil no tempo das terríveis "carrocinhas" (só os mais velhos conheceram). Mas em São Paulo isso acabou, por força de lei estadual, há mais de dez anos... dez anos gente! E no resto do Brasil acabou por lei federal há dois anos.

Tomara que os estados americanos nos copiem porque a castração em massa é o caminho mais eficiente e humano para saúde pública e controle populacional.


Ajude nesse trabalho. Apoie a Wing of Rescue. Acesse o Instagram wingsofrescue_official

Acesse também o Instagram nathanthecatlady que participa ativamente das operações

Fátima ChuEcco - jornalista ambientalista e da causa animal

Fotos: instagram @wingsofrescue_official

jornalistafatima4.wixsite.com/sosterra


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EUA: Centenas condenados à morte e salvos por aviões de resgate

Centenas de animais saudáveis, incluindo filhotes de cães e gatos, são condenados à morte nos EUA apenas por estarem em canis lotados... e i...