segunda-feira, 18 de maio de 2020

LEONARDO DICAPRIO ANUNCIOU HOJE AJUDA AOS GORILAS-DAS-MONTANHAS (CRITICAMENTE AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO)


O ator escreveu hoje em seu Instagram:

"O Parque Nacional de Virunga é uma das áreas mais biologicamente diversas do planeta e lar do gorila-da-montanha criticamente ameaçado. Três semanas atrás, doze guardas florestais e seu motorista perderam tragicamente suas vidas protegendo civis de um ataque armado por um grupo de milícias. O futuro de Virunga está na balança, pois lida com os impactos do Ebola e do COVID-19, e agora com esse recente ataque. Hoje, com a ajuda da @EmersonCollective e da @ Global_Wildlife_Conservation, juntamente com o apoio da @europeaid e da @VirungaNationalPark, anunciamos o Fundo Virunga, com US $ 2 milhões em financiamento inicial. Se puder, junte-se a mim no apoio ao fundo hoje. Por favor, veja o link na minha biografia".

O link ao qual o ator se refere é https://www.globalwildlife.org/virunga-fund/ e a postagem está com 264 mil curtidas!

DiCaprio foi um dos produtores do documentário "Virunga", indicado ao Oscar em 2014.
Veja o trailer abaixo. O filme é lindo... muito emocionante!!!



A ajuda anunciada hoje (18/05) é muito justa e urgente porque só existem cerca de mil gorilas dessa espécie no planeta e todos concentrados nas Montanhas de Virunga, nas fronteiras entre República Democrática do Congo (onde vive a maior parte deles), Ruanda e Uganda. Os gorilas são grandes e fortes, mas essencialmente vegetarianos e também só partem para o combate corpo a corpo em último caso. Se ameaçados batem no peito e quebram galhos para assustar o inimigo - uma tática "inocente" e ineficiente contra caçadores humanos e por isso que estão quase extintos.

Só foi possível manter a espécie viva até hoje e com nascimento de bebês graças ao esforço incrível dos guardas florestais. Mas de 180 deles já morreram protegendo os gorilas e DiCaprio, em sua mensagem no Instagram, se refere ao último ataque, em abril, quando mais 12 guardas e um motorista foram mortos.


                 Andre Bauma cuida dos gorilas orfãos e participa do documentário "Virunga"


A situação é realmente muito grave porque, além de tudo, os gorilas compartilham 98% do nosso DNA e correm risco de pegar covid-19 em contato próximo com humanos infectados. O ebola é outra ameaça, além dos caçadores, desmatamento e guerra civil.

Cercados de ameaças por todos os lados, a ajuda emergencial inaugurada pelo ator é uma forma de sustentar as famílias humanas envolvidas na proteção dos gorilas e os próprios gorilas que nesse momento estão numa situação ainda mais vulnerável. Saiba mais acessando o site Virunga.Org ou o Facebook 

No vídeo abaixo é possível ver um pouco dessas adoráveis criaturas:


Foto de abertura dessa matéria: Bebê gorila-da-montanha/Facebook Virunga National Park

E se você se interessa por essa adorável espécie leia mais AQUI (sobre nascimento de bebês) AQUI (sobre o triste episódio recente que matou 12 guardas e um motorista) e AQUI (sobre o documentário Virunga)

Nota da autora: O que não falta nesse blog é matéria sobre os gorilas-das-montanhas porque me apaixonei por eles e pelo trabalho dos guardas florestais desde 2007 quando uma família inteira de gorilas foi morta por caçadores. Desde então venho divulgando a luta que tem sido preservar essas encantadoras criaturas.

Fátima ChuEcco
Jornalista/Escritora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista Internacional: Conheça J`accuse, o cãopanheiro de Lupin (Série Netflix)

Quem acompanha a série "Lupin" da Netflix já deve ter se encantado com o cachorrinho adotado pelo personagem Assane Diop, interpr...